Evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, oportunizou momentos de aprofundamento e debates acerca das questões que envolvem a aplicação e a execução das medidas socioeducativas a adolescentes em conflito com a lei, com a participação de 14 municípios
A 1ª Roda de Conversa sobre Medidas Socioeducativas em São Miguel do Oeste aconteceu na manhã de quarta-feira (26), no salão nobre da Prefeitura Municipal, e reuniu profissionais que atuam com Medidas Socioeducativas na região da AMEOSC e alguns municípios da AMERIOS.
As exposições foram feitas pela Promotora de Justiça, Marcela Fernandes, além da oficial da Infância e Juventude da Comarca, Jocieli Scariot, Analista Técnico da Defensoria Pública, Fernando Rochenbach, psicólogo e técnico de referência das medidas socioeducativas do CREAS, Marcelo Bonadeu, e a educadora social, Cleusa Klagenberg.
Durante a abertura, a coordenadora do CREAS, Ana Paula Puhle, agradeceu o envolvimento e a participação das equipes e dos municípios, ao mesmo tempo em que registrou a satisfação da secretaria em reunir os profissionais para refletir sobre o trabalho com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, além de buscar novos caminhos e alternativas para desenvolver o trabalho e superar os desafios desta demanda.
O vice-prefeito, Alfredo Spier, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da assistência social do município e da região. “A administração tem procurado oportunizar espaços para que questões como esta sejam debatidas e espaços sejam ofertados para o trabalho com estes adolescentes. Nosso agradecimento à equipe do CREAS pela iniciativa e organização”, disse Spier.
Os profissionais e debatedores explanaram sobre impactos, ruptura do ciclo de violação de direitos, responsabilização, prestação de serviços à comunidade, acompanhamento individualizado, práticas do dia a dia no atendimento, encaminhamento e acolhimento de adolescentes cumprindo medidas, caráter pedagógico e educativo no atendimento.
Em sua análise final, a coordenadora ressaltou que o evento superou todas as expectativas, especialmente com a participação da maioria dos municípios da Ameosc e alguns da Amerios. “Foi muito positiva a socialização de experiências e as reflexões, a fim de contribuir para o aprimoramento das nossas ações e articulação com as demais políticas setoriais, novos parceiros e envolvimento da sociedade civil”, finalizou Ana.
Fotos – ASCOM PREFEITURA
deixe seu comentário