Foto: Arquivo TV GC
Uma frente fria está avançando sobre a região Sul do Brasil nesta segunda-feira, dia 15, trazendo consigo áreas de instabilidade, previsão de chuvas e risco de temporais, além de uma queda brusca na temperatura. O frio intenso tem sua chegada marcada para Santa Catarina na próxima sexta-feira, dia 22, quando a entrada de um sistema de alta pressão e uma massa de ar frio firmarão o tempo e causarão uma significativa diminuição nas temperaturas em todo o estado.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nos próximos dias, é esperada a chegada da primeira massa de ar frio consistente do outono, trazendo consigo umidade e instabilidade para a região. Há previsão de temperaturas próximas de 0°C em áreas de baixadas, com possibilidade de ocorrência de pontos de temperaturas negativas de forma pontual.
“É a primeira massa de ar frio do ano, que é a mais forte e típica de outono e que deve trazer geada isolada e frio do outono”, destaca Scheuer.
Entretanto, o meteorologista ressalta que a ocorrência de temperaturas negativas será algo pontual, não abrangendo todas as cidades da região serrana.
Previsão de chuva por vir
Além disso, segundo Piter a previsão indica chuvas para a região. A frente fria, acompanhada de temporais, deve provocar precipitações em grande parte do Sul do Brasil durante esta segunda-feira e terça-feira, dia 16, com possibilidade de chuvas intensas, especialmente em áreas próximas da costa. Após a passagem da frente fria, a entrada de uma massa de ar frio fará com que as temperaturas caiam abruptamente em toda a região sulista. Na madrugada de quinta-feira, dia 18, espera-se que as temperaturas atinjam valores inferiores a 10°C em algumas localidades mais altas.
deixe seu comentário