Home 2º Simpósio do Autismo em São Miguel do Oeste promove troca de experiências e conscientização

2º Simpósio do Autismo em São Miguel do Oeste promove troca de experiências e conscientização

Especialistas e comunidade se reúnem para debater inclusão e novas abordagens sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

TVGC

Última atualização: 2025/04/01 3:17:33

No próximo sábado, 12 de abril, São Miguel do Oeste receberá o 2º Simpósio do Autismo, promovido pela Associação dos Autistas do município, no Latitude Eventos. O evento busca ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer a rede de apoio a autistas e suas famílias.

A presidente da associação, Franciele Rash, destacou a programação do evento, que inicia às 8h30 com credenciamento. Às 9h, o especialista Kadu Lins, professor de educação física e fundador de institutos dedicados ao autismo, ministrará uma palestra. “Ele se deparou com a necessidade de se especializar há 12 anos e hoje é referência na área”, ressaltou Franciele.

A partir das 11h, haverá uma roda de conversa com a participação do deputado Mauro de Nadal, secretários municipais de Saúde e Educação, terapeutas e um policial militar, que abordará protocolos de atendimento a autistas. “Será um espaço dinâmico para tirar dúvidas e trocar experiências”, explicou a organizadora.
Entre as atrações, está a Cabine do Autista, instalada pela parceira Dom Totó, que simula a forma como uma pessoa com TEA processa informações. “Foi impactante para mim, como mãe, entender essa realidade”, relatou Franciele. O evento contará também com espaços interativos, chimarrão e café.

As inscrições custam R$ 80 (sem almoço) ou R$ 100 (com almoço) e podem ser feitas até 5 de abril via Instagram @autismosmo. “Já temos mais de 300 inscritos, incluindo profissionais de saúde e educação de cidades vizinhas”, comemorou Franciele. Bolsas são oferecidas a quem não pode pagar. “Nosso objetivo é levar informação a todos”.

deixe seu comentário

leia também

leia também