Home Governo encaminha proposta que institui Polícia Penal do Estado

Governo encaminha proposta que institui Polícia Penal do Estado

Criação do órgão cumpre legislação federal. Em um primeiro momento será mantida a carreira atual de agente penitenciário

Última atualização: 2020/08/09 2:04:12


Foto: Júlio Cavavalheiro/Secom


Nesta semana, o governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2020, que cria a Polícia Penal do Estado. O novo órgão será responsável pela segurança dos estabelecimentos penais catarinenses e será subordinado à Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).


O texto apresentado pelo governo determina que os agentes penitenciários serão transformados em policiais penais. Posteriormente uma lei específica irá estabelecer as atribuições, a remuneração e a estruturação da carreira. Enquanto essa lei não for criada, a carreira dos servidores seguirá o Plano de Carreira dos agentes penitenciários e agentes de segurança socioeducativos.


Segundo o governo, como não haverá, em um primeiro momento, alterações na carreira dos agentes, a criação da Polícia Penal não acarretará em um aumento de despesas.


“Os agentes penitenciários não eram catalogados como polícia pelo fato de se dedicarem à prevenção e apuração de ilícitos disciplinares cometidos pelos presos. A Polícia Penal, que surge em sua substituição, persiste com essa atribuição, que agora é acrescida da segurança dos estabelecimentos penais”, destacou o secretário da SAP, Leandro Lima.


A criação da Polícia Penal é consequência da Emenda Constitucional 104/2019, promulgada em dezembro do ano passado pelo Congresso Nacional, que instituiu os órgãos nas esferas federal, estaduais e distritais.

Foto: Júlio Cavavalheiro/Secom

deixe seu comentário

leia também

leia também