O que você procura?

Home Fundação Aury Luiz Bodanese soma mais de 1.600 ações no ano

Fundação Aury Luiz Bodanese soma mais de 1.600 ações no ano

Projetos socioambientais envolveram mais de 140 mil pessoas em diversos pontos do Brasil

Última atualização: 2020/03/05 8:47:29


A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade social mantida pela Aurora Alimentos, tem como missão a iniciativa de valorizar o ser humano e de contribuir para o exercício da cidadania. Só em 2019, a FALB promoveu 1.641 ações socioambientais que atenderam 143.816 pessoas em diversos pontos do Brasil.

O programa Amigo Energia da FALB foi um dos destaques do ano. Foram 376 ações e 24.851 pessoas envolvidas em 2019 no incentivo e na consolidação do trabalho voluntário na comunidade. O projeto proporcionou 726 doações de sangue, envolveu 358 instituições e 4.730 voluntários, 2.808 deles da Aurora, incentivados pela Cooperativa a destinarem até 12 horas de trabalho voluntário por ano. Dentro do programa, a Fundação também realizou o sonho de 91 casais no Casamento Cooperado em Chapecó (SC) e Erechim (RS). Foram 1.784 convidados e 62 voluntários envolvidos no projeto que oportuniza cerimônia especial e gratuita aos empregados da Aurora Alimentos e comunidade em geral.

Outra ação do programa foi o Conexão FALB, que reuniu 300 participantes em evento especial, em Chapecó (SC) no mês de novembro. A atividade conectou voluntários de 31 unidades da Aurora Alimentos e socializou projetos desenvolvidos durante o ano.

Pelo programa Eco Cooperação, a FALB promoveu 571 ações e 40.715 atendimentos. O projeto trabalha na comunidade e nas escolas a importância da conservação e preservação dos recursos naturais. Foram 252 ações em Santa Catarina, 297 no Rio Grande do Sul, 12 no Mato Grosso do Sul e 10 no Paraná.

Duas ações também marcaram o ano no programa Atitude Agora. O 3º Workshop Viva as Diferenças, realizado em Chapecó (SC), alcançou 2,3 mil pessoas, com 11 palestras e arrecadação de 730 litros de leite. O evento realizado todo ano busca a inclusão social e a valorização pessoal e profissional das pessoas com deficiência. Foram 142 ações e 8.234 atendimentos do programa em 2019. A outra ação foi a parceria da FALB com o Instituto Guga Kuerten (IGK) que, no ano, envolveu 27 municípios de Santa Catarina, com 30 entidades beneficiadas e R$ 618 mil investidos na melhoria de instituições que atuam com pessoas com deficiência.

Destaque também para o programa Vozes do Corpo, que desenvolve por meio da dança vivências artísticas e culturais, através da linguagem corporal. O programa atendeu em 2019, 143 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos. O ano também contou com a realização da Mostra Cultural, que homenageou os 50 da Aurora, com a participação de aproximadamente mil pessoas.

PRÊMIOS

Os programas da FALB também premiaram escolas que desenvolveram projetos voltados à sustentabilidade e à cooperação (Prêmio Escola Cidadã), além de incentivo à leitura (Prêmio Poesia Destaque). Em Santa Catarina, o Escola Cidadã premiou 34 projetos, com participação de 450 pessoas. No Rio Grande do Sul, foram 23 projetos, envolvendo 200 pessoas.

Para incentivar a leitura e treinar a capacidade de memorização, o prêmio Poesia Destaque envolveu 650 alunos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com sete poesias premiadas.

Na área cultural, a Fundação promoveu diversas ações no ano. O Centro de Memória Aury Luiz Bodanese recebeu 11.945 pessoas e comandou 74 atividades de resgate e promoção da história da Aurora Alimentos. O programa Roda de Leitura atendeu 23.946 pessoas, com 228 ações e sete cursos de formação nas unidades da Aurora de São Gabriel do Oeste (MS), São Miguel do Oeste (SC) e Joaçaba (SC), além da APAE de Xaxim (SC) e de escolas catarinenses de Chapecó, Herval d´Oeste e Vargem Bonita.

O programa Vivendo Saúde, que promove ações de prevenção, promoção, humanização e redução de danos na comunidade, fechou 2019 com 25.276 atendimentos e 228 ações. Destaque para a atividade Cinema de Prevenção que promoveu 77 sessões de cinema para 3.600 jovens aprendizes da Aurora, das cooperativas filiadas e alunos a partir do 8º ano do Ensino Médio das escolas próximas das unidades da Aurora Alimentos. O projeto reconheceu as melhores redações com ênfase na prevenção.

Além dos programas, a FALB também coordenou em 2019 ações cooperadas do projeto Baú dos Sonhos nas cidades catarinenses de Modelo, São Miguel do Oeste e Romelândia. A atividade fez parte das comemorações dos 50 anos da Aurora e incentivou os empregados da Cooperativa a compartilharem um desejo que gostariam de ver realizado.

Para o presidente da Fundação, Oscar Trombeta, o extenso calendário anual de ações reforça o compromisso da FALB de incentivar boas práticas socioambientais e valorizar iniciativas que promovam a transformação social.

“São ações que fazem a diferença para a comunidade interna e externa, baseadas na sustentabilidade e na cooperação, dois princípios defendidos pela nossa Fundação. Conseguir envolver mais de 140 mil pessoas em mais de 1.600 atividades é uma grande conquista que impõe responsabilidade e muita entrega. Só tenho a agradecer e parabenizar toda equipe FALB”, sublinha Trombeta.

deixe seu comentário

leia também