Empregadores defendem que as lojas estejam abertas das 15h às 21h e colaboradores não aceitam trabalhar no domingo. O Sindicato Patronal deve emitir em breve uma nova sugestão de horário
Após 30 anos de acordos firmados, neste ano os colaboradores e patrões das empresas migueloestinas não entraram em um acordo sobre o horário a ser trabalhado nas festas de final de ano. Geralmente, o acordo era baseado no banco de horas, onde os colaboradores trabalhavam em horário estendido nessa época do ano e compensavam em outro momento, recebendo folgas.
O último domingo (22), foi marcado por divergências quando o Sindicato dos Empregados no Comercio rejeitou a proposta dos patrões em duas assembleias. Para este ano, a proposta do Sindicato Patronal para o atendimento nas festas de final de ano é de que as lojas atendam entre 15h e 21h. Já os empregados, não aceitam a proposta que consta trabalhar no domingo.
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Ivanir Reisdorfer, destaca que a decisão foi tomada em assembleia com os trabalhadores. “Nós, enquanto entidade, precisamos respeitar a decisão de quem a gente representa. Foram três assembleias e a proposta não foi aceita por unanimidade dos presentes, pois os trabalhadores entendem que precisam do dia 22 de dezembro para preparação e organização do Natal. O acordo pode ser firmado ainda, até 15 dias antes do horário iniciar, a gente pede que os comerciantes tenham consciência de que o comércio vai estar aberto até às 22h na semana que antecede o Natal e um município do tamanho do nosso não tem demanda para abrir no domingo”, destaca.
A reportagem tentou contato com presidente do Sindicato Patronal, Sergio Spier, que está em viagem e não pode atender a reportagem. O Sindicato Patronal deve emitir em breve uma nova sugestão de horário, tendo em vista que atual legislação permite o livre horário de funcionamento das empresas.
deixe seu comentário