O modelo tem uma carga horária maior, currículo mais flexível organizado por áreas do conhecimento, no lugar de disciplinas, e é voltado para as necessidades, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno
O Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 em
120 escolas-piloto de Santa Catarina. O modelo tem uma carga horária maior,
currículo mais flexível organizado por áreas do conhecimento, no lugar de
disciplinas, e é voltado para as necessidades, competências e habilidades
essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno.
Essa política foi definida na Lei nº 13.415, de 16 de
fevereiro de 2017, que estabelece que todas as escolas do país devem adotar o
modelo até 2022. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explica
que a mudança será gradativa e que as 713 escolas que oferecem Ensino Médio no
estado já estarão trabalhando com o novo modelo até o final de 2022. “Santa
Catarina aderiu ao Novo Ensino Médio compreendendo que esta é forma de aprendizado
que realmente irá preparar os jovens para o futuro, tanto na vida acadêmica
quanto na formação técnica, se assim preferirem”.
Compete aos estados a organização de rotas de aprendizagem.
Nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, cerca de 200 profissionais das 120 escolas
que aderiram ao chamado do Ministério da Educação (MEC) passaram por formação
realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para iniciarem o modelo
em 2020.
O 1º Encontro Formativo do Novo Ensino Médio Integração e
Flexibilização Curricular é um novo passo na sistematização e comunicação das
ações em Santa Catarina. Coordenadores das 36 regionais de Educação no estado e
coordenadores pedagógicos do Novo Ensino Médio nas escolas participam da
formação sobre conceitos, nova estrutura curricular e proposta pedagógica.
Mudanças na carga horária e itinerários formativos
No dia a dia dos estudantes, uma das principais mudanças
será a carga horária, das atuais 800 horas/aula/ano para mil horas. As
horas/aula distribuem-se entre a Formação Geral Básica (mínimo de 1,8 mil horas
nos três anos); e a Formação Específica via Itinerários Formativos,
contemplando habilidades próprias a uma ou mais áreas de conhecimento ou
formação técnica e profissional (mínimo de 1,2 mil horas nos três anos).
A Formação Geral encontra embasamento na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), que propõe a organização curricular por áreas do
conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias;
Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Já os chamados Itinerários Formativos são a parte flexível
do currículo, compreendendo: o Projeto de Vida; os Componentes Curriculares
Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento. A rede estadual de ensino de Santa
Catarina optou pela distribuição desta carga horária ao longo das três séries
do Ensino Médio, aumentando, a cada ano, a proporção da Formação Específica em
relação à Formação Geral.
Sobre o Ensino Médio em SC
Em 2019, 190 mil alunos estão matriculados no Ensino Médio
da rede estadual de Santa Catarina. São 713 unidades escolares que ofertam essa
etapa no ensino regular. Outros 15,5 mil alunos cursam o Ensino Médio na
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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