As atividades iniciaram na quinta-feira com a passagem do Grupo de Cavalarianos na escola. Na próxima semana serão realizadas atividades diárias em alusão à Semana Farroupilha
Fotos: Jakson Dal Magro/ TV GC
Na manhã desta quinta-feira (12), foi registrado um marco histórico nos 31 anos de cavalgada do grupo Cavalarianos da XXXI Cavalgada da integração Sul Brasileira, que ao passar por São Miguel do Oeste, fez uma parada para o café da manhã na Escola Estadual Doutor Guilherme José Missen. Essa é a primeira vez que o grupo é recebido em uma escola pública em todos os anos que cultuam a tradição, saindo de Mondaí com cerca de 50 cavalarianos e percorrendo diversas cidades em cima dos cavalos e com o chimarrão na mão.
A Escola de Educação Básica Doutor Guilherme José Missen já trabalha a tradição gaúcha em sala de aula há cinco anos, desenvolvendo atividades de resgate da cultura como apresentações musicais, mateada, almoço gratuito para os alunos e estudando em todas as disciplinas algo voltado para a Semana Farroupilha. A diretora, Mayara Lucia Noronha, explica que é uma forma de os alunos vivenciarem a cultura. “Realizamos uma pesquisa e comprovamos que 90% dos nossos alunos tem descendência gaúcha e é importantíssimo que eles vivenciem e mantenham as tradições vivas. Já trabalhamos a Semana Farroupilha há cinco anos, mas hoje realmente foi um marco histórico! Eles nos visitaram, conversaram, contaram a história do grupo, tomaram café com a gente e acenderam a chama crioula da escola. Os alunos adoraram, ficamos emocionados”, argumenta a diretora.
A aluna Regina Larissa Zylkoski, explica que são mais de 30 dias de preparação para as apresentações. “Começamos os ensaios a mais de 30 dias para as apresentações, organizamos os pares e as danças por idade, passamos coreografia adaptada e ensaiamos muito para que as apresentações fossem especiais e com a visita do grupo de cavalarianos no café da manhã a nossa programação ficou ainda mais especial. Na próxima semana temos a programação oficial, onde também realizaremos apresentações”, ressalta a aluna.
Aluno Everto Carlos Holleweiger fala das atividades realizadas em sala de aula. “Todos os professores trabalham a Semana Farroupilha dentro da sua disciplina, mostrando toda a cultura para nós alunos. Essas atividades são importantes porque devemos saber sobre a cultura das nossas famílias, do local onde moramos e a cultura gaúcha é muito forte nesse sentido, com seguidores em diversas regiões. Como muitos de nós tem essa descendência é preciso mostrar o que faziam os nossos familiares no passado, exemplificando com a vinda dos cavalarianos nesta quinta-feira o que trabalhamos em sala de aula. Com certeza são atividades de grande valia, que agregam muito para todos os alunos”, frisa o aluno.
A diretora convida a população para participar da programação da escola. “Na próxima sexta-feira, dia 20, para encerrar as atividades da Semana Farroupilha teremos uma atividade aberta ao público durante a tarde, com apresentações e ações em alusão à data. Deixo um convite a todos os pais, colaboradores, alunos, simpatizantes da escola, enfim, comunidade em geral, que venha participar e se divertir conosco cultuando essa importante e bela tradição”, finaliza.
deixe seu comentário