O experimento social foi realizado a fim de avaliar o comportamento da população. Também foi testado um modelo de autoatendimento nas ruas de São Miguel do Oeste
Você já foi ao mercado, escolheu o que precisava, e na hora de passar no caixa, pagou e fez o seu próprio troco? Assim, sem precisar de um atendente? Provavelmente não. O autoatendimento não é comum no Brasil. Em alguns países até há modelos bem sucedidos, mas por aqui ele ainda serve basicamente como um experimento social. E o que você faria se visse que alguém perdeu a carteira?
Foi isso o que a Aurora desenvolveu na manhã de sábado, dia 10, no centro de São Miguel do Oeste: avaliou o comportamento ético da população. Através de dois experimentos, simulou a perda de uma carteira e montou uma barraca de autoatendimento a fim de observar a reação das pessoas no centro da cidade.
As ações fazem parte do Programa Líder do Bem, desenvolvido pala Cooperativa Central Aurora Alimentos, unidade de São Miguel do Oeste. Anualmente a cooperativa realiza programas de desenvolvimento de lideranças. Neste ano são 4 eixos de trabalho, o experimento ficou a cargo da equipe relacionada aos valores da ética, com o projeto “A arte de ser ético”.
Qual seria o teu palpite sobre o resultado dos testes? Será que as pessoas agem eticamente mesmo sem saber que suas atitudes estão sendo observadas?
deixe seu comentário