Home SC tem mais dois casos suspeitos de sarampo, diz Dive-SC

SC tem mais dois casos suspeitos de sarampo, diz Dive-SC

Pacientes são menino de 11 anos e homem de 30. Vigilância aguarda resultado de testes para confirmação

Última atualização: 2019/08/02 8:32:23


Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) informou na tarde desta quinta-feira (1º) que SC tem mais dois casos suspeitos de sarampo. Os pacientes são um menino de 11 anos e um homem de 30. O órgão aguarda o resultado de testes no laboratório de referência nacional, o Fiocruz, do Rio de Janeiro.


A Prefeitura de Florianópolis registrou dois casos de sarampo em 24 de julho. De acordo com o município, os casos são de duas turistas que passaram férias na capital catarinense. Uma das mulheres é de São Paulo e tem 30 anos. A outra tem 40 anos e é natural de Goiás. A Dive-SC confirmou o caso da paciente de 40 anos e aguarda confirmação da Fiocruz em relação ao outro.


O menino de 11 anos mora em Florianópolis e esteve em viagem a São Paulo. O homem de 30 mora em São Paulo e viajou para Guaramirim, no Norte catarinense.


Todos esses quatro pacientes foram infectados fora de Santa Catarina entre 17 e 31 de julho. Nenhum deles têm comprovação de que foram vacinados.


Imunização

A Dive-SC alerta para a importância da vacinação contra o sarampo. Podem ser imunizadas crianças a partir de 1 ano de idade, adolescentes e adultos até 49 anos.

As crianças devem tomar a vacina tríplice aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses de idade.


Adolescentes e adultos até 29 anos devem receber duas doses da tríplice viral, caso não tenham sido imunizados quando crianças. Entre os 30 e 40 anos, os adultos, se não vacinados anteriormente, devem receber uma dose.


Profissionais da saúde, independente da idade, devem tomar duas doses.


Sarampo

É uma doença contagiosa, causada por um vírus. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala principalmente em ambientes fechados. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com tosse, coriza e febre.


Veja os sintomas:


Infecção nos ouvidos


Diarreia


Vômito


Hemorragia


Alterações neurológicas (convulsões e encefalites)


Pneumonia bacteriana secundária


Hepatite

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

deixe seu comentário

leia também

leia também