Home Advogado e ex-deputado Antônio Pichetti morre aos 88 anos

Advogado e ex-deputado Antônio Pichetti morre aos 88 anos

Ele estava internado há cerca de uma semana e morreu em decorrência de complicações respiratórias no começo da manhã desta quarta-feira

Última atualização: 2019/06/05 10:42:03

Antônio Pichetti, aos 88 anos, morreu em decorrência de complicações respiratórias Foto: Ivan Ansolin/Agência IAF


Morreu na manhã desta quarta-feira, dia 05, o Advogado e ex-deputado estadual Antônio Pichetti, aos 88 anos. Antônio foi um dos primeiros advogados de São Miguel do Oeste. Ele estava internado há cerca de uma semana no Hospital Casa Vitta e, de acordo com familiares, teve complicações respiratórias no começo da manhã.

Segundo o Site Memória Política de Santa Catarina, Antônio nasceu no dia 23 de maio de 1931, em Cruzeiro/SC, atual município de Concórdia/SC, emancipado em 1934. Antônio é pai do advogado da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Luiz Pichetti.

Ainda conforme a publicação, mudou-se para São Miguel do Oeste quando ainda era um vilarejo pouco povoado e pertencia à Comarca de Mondaí/SC. Na localidade, advogou durante 60 anos, com aproximadamente 600 júris realizados, sendo sua grande maioria na defesa dos réus. Pelo Partido de Representação Popular (PRP), elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 4.260 votos, e integrou a 5ª Legislatura (1963-1967). Com a instituição do bipartidarismo no Brasil, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), por esta legenda foi eleito duas vezes à mesma Assembleia e participou da: 6ª Legislatura (1967-1971), com 10.259 votos, foi Deputado Constituinte de 1967; e 8ª Legislatura (1975-1979), alcançou 15.021 votos, o quinto na ordem de votação de seu partido. No Parlamento, lutou por melhorias para a região Oeste do Estado – sua base eleitoral, como a rodovia São Miguel do Oeste, Anchieta, Campo Erê, até São Lourenço do Oeste, a BR-282.

Ainda por duas vezes exerceu a função de Secretário da Agricultura em Santa Catarina, no final do governo de Celso Ramos e no início da administração de Ivo Silveira, tempo de decisões em prol das forças produtivas e reprodutivas no Estado. Foi Secretário Chefe da Casa Civil em Rondônia/RO, na década de 1980, e inspirou a criação de hidrelétricas.


Antônio Pichetti, aos 88 anos, morreu em decorrência de complicações respiratórias Foto: Reprodução/Facebook

deixe seu comentário

leia também

leia também