Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE) é oportunizado para alunos do 8º e 9º ano, em parceria com o SESI/SENAI
Os alunos de 8º e 9º ano das escolas da rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste têm à sua disposição, a partir deste mês de abril, uma oportunidade inovadora para o seu currículo, crescimento pessoal e futura inserção no mercado de trabalho. Foi lançado na noite de sexta-feira (05), no auditório da Secretaria de Educação, o PITE (Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora).
O curso é promovido por meio de parceria da Secretaria Municipal de Educação, que investirá mais de R$ 64 mil nesta etapa; e o SESI/SENAI, que ministrará as aulas em seu espaço. São 105 alunos inscritos, de quatro escolas. Eles participarão, no contraturno escolar, uma vez por semana, de aulas de Tecnologia e Robótica (52 horas), Matemática (32 horas – gamificada – com a utilização de jogos), Ciências (24 horas), Empreendedorismo (08 horas), Orientação Profissional (08 horas) e Liderança (08 horas).
O secretário de Educação, Paulo Drumm, relatou que, no ano passado, foi realizado um projeto-piloto deste curso, com alunos da Escola Marechal Arthur da Costa e Silva. “Deu tão certo, que resolvemos estender esta oportunidade para todos os estudantes do 8º e 9º ano de nossas escolas que tivessem interesse. A aceitação foi muito boa. Estes adolescentes poderão usufruir, sem custos, de uma formação que é referência, e terão um importante diferencial em seus estudos posteriores e no momento de ingressarem no mercado de trabalho”, salienta.
O gerente do SESI/SENAI Extremo Oeste, Ivanor Finato, explicou como o curso irá funcionar. “Serão aulas muito dinâmicas, planejadas especificamente para este público, com foco em um ensino que une a teoria e a prática”, ressalta. O vice-presidente regional da FIESC, entidade mantenedora do SESI/SENAI, Astor Kist, parabenizou à Administração Municipal pela visão empreendedora e iniciativa que, segundo ele, vem ao encontro das necessidades do mundo atual.
Para o prefeito, Wilson Trevisan, o Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora é uma forma de atrair a atenção destes jovens para algo que possa fazer a diferença em suas vidas. “A oportunidade foi dada. Esperemos que cada estudante, juntamente com suas famílias, aproveite ao máximo”, destacou. Trevisan também parabenizou os alunos e familiares que aceitaram o desafio e investirão seu tempo nesta proposta.
deixe seu comentário