Home Parlamentar destaca preocupação com morte de abelhas

Parlamentar destaca preocupação com morte de abelhas

Cinco cidades do Planalto Norte registraram mortes de abelhas, atingindo mais de 200 apicultores

Última atualização: 2019/02/14 1:57:07


Os novos casos de milhares de abelhas mortas, agora no Planalto Norte de Santa Catarina, alertaram apicultores e autoridades no Estado que é um dos maiores produtores de mel do País e o primeiro no ranking de exportação do produto. O deputado Padre Pedro Baldissera, que mantém contato com técnicos da área e famílias que atuam na apicultura, abordou o tema no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde de quarta-feira (6).

Conforme o parlamentar, amostras do mel e dos favos já foram enviadas para a Cidasc com o objetivo de identificar a causa do problema. “Nós levamos este tema ao parlamento também como um pedido de apoio ao setor, que hoje têm mais de 9,7 mil produtores em Santa Catarina. E, para além de uma questão econômica, é um tema ambiental muito delicado”, explicou Padre Pedro, que lembrou a escolha do mel catarinense como um dos melhores do mundo e a alta produtividade alcançada no Estado. 

Cinco cidades do Planalto Norte registraram mortes de abelhas, atingindo mais de 200 apicultores que exportam praticamente 90% de sua produção. Apenas um apicultor perdeu 150 colmeias, num total de 3 toneladas, com prejuízo de R$ 50 mil. “A preocupação destes produtores é redobrada em razão da certificação, já que boa parte da produção é exportada”, observa o parlamentar.  O temor dos produtores é uma eventual contaminação por agrotóxicos, situação já verificada em outras regiões do País. 

deixe seu comentário

leia também

leia também