Home Lei prevê cassação da CNH de pessoas condenadas por contrabando

Lei prevê cassação da CNH de pessoas condenadas por contrabando

Pelo texto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, condutores que usarem veículos para receptação e descaminho também serão punidos

Última atualização: 2019/01/13 8:57:01

Legislação entrou em vigor na sexta-feira (11) – Foto: Alan Santos/PR


O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta sexta-feira (11) lei que determina a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores que usarem veículos para a prática dos crimes de receptação, descaminho e contrabando, desde que condenados em decisão judicial transitada em julgado.

Pela nova lei, os condutores serão proibidos de obter a habilitação para dirigir veículo automotor pelo prazo de cinco anos. Condenados por um dos crimes previstos na lei poderão solicitar a reabilitação, após cumprimento da pena, desde que se submeta aos exames atualmente exigidos.

As punições podem ser decretadas em qualquer fase de investigação ou ação penal – e não apenas após decisão transitada em julgado – nos casos dos condutores presos em flagrante, se “houver necessidade para a garantia da ordem pública, como medida cautelar, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público ou ainda mediante representação da autoridade policial”.

Além do presidente Jair Bolsonaro, assinaram a lei o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.



Legislação entrou em vigor na sexta-feira (11) – Foto: Alan Santos/PR

deixe seu comentário

leia também

leia também