Home São José do Cedro obtém resultados expressivos com o Programa Cidade Empreendedora

São José do Cedro obtém resultados expressivos com o Programa Cidade Empreendedora

O projeto está trabalhando com 30 soluções que têm capacidade para atender demandas que abordam a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas e preparação dos Pequenos Negócios para participar de certames de aquisição do setor público

Última atualização: 2018/12/19 4:46:23


A bovinocultura de leite e a produção de móveis são as principais atividades econômicas de São José do Cedro. Formada por uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, a pequena cidade vem obtendo bons índices de desenvolvimento. Para criar e implantar estratégias que visem fortalecer o município, a Prefeitura trabalhou intensamente neste ano nas ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC.

O projeto está trabalhando com 30 soluções que têm capacidade para atender demandas que abordam a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas e preparação dos Pequenos Negócios para participar de certames de aquisição do setor público. Também vem sendo desenvolvidas ações de preparação de atores do desenvolvimento econômico, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas na estruturação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios.

O foco do projeto é a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, gestão de projetos, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

A secretária da fazenda e coordenadora do Programa Cidade Empreendedora, Vera Costa, avalia de forma positiva as atividades desenvolvidas neste ano. “Entre os destaques estão as ações da Sala do Empreendedor que vêm auxiliando muitos empresários, esclarecendo dúvidas e reduzindo custos. Outra iniciativa em evidência é o Programa de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) com foco para o turismo que nos demonstrou que desconhecíamos as belezas e potenciais de nossa cidade. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) também foi muito importante, pois ampliou a visão dos alunos e até mesmo dos pais com relação a uma compreensão maior sobre como funciona um negócio próprio e como controlar e administrar o uso do próprio dinheiro”.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destaca que o município vem cumprindo com êxito cada etapa das iniciativas de promoção do desenvolvimento. “A aplicação do conjunto de soluções do Programa Cidade Empreendedora, com metodologia formatada para atender a realidade local, está auxiliando no crescimento do ambiente de negócios e promovendo crescimento de forma sustentável”, finaliza.  

deixe seu comentário

leia também

leia também