Home Parceria viabiliza atendimento de mais de 50 animais no CastraBus

Parceria viabiliza atendimento de mais de 50 animais no CastraBus

Animais abandonados, pertencentes a famílias de baixa renda ou acolhidos por ONG, foram atendidos na última sexta-feira (14), em São Miguel do Oeste

Última atualização: 2018/12/17 10:00:06


Mais de 50 animais, entre cães e gatos, foram castrados na última sexta-feira (14), em São Miguel do Oeste, por meio de parceria entre uma ONG de médicos veterinários de Florianópolis, que mantém o “CastraBus”; a ONG de São Miguel do Oeste, Amigos da Deisy; o Município, por meio das secretarias de Planejamento, Urbanismo e Assistência Social; Fundo Municipal para a Reconstituição dos Bens Lesados; e o Ministério Público Estadual.

Os procedimentos aconteceram dentro do ônibus, totalmente adaptado e equipado para esta finalidade, que foi estacionado no pátio do CAIC (Secretaria de Assistência Social). O trabalho dos médicos veterinários foi feito de forma voluntária. Os custos dos procedimentos foram pagos pelo Fundo Municipal para a Reconstituição dos Bens Lesados, cujo Conselho Gestor é presidido, atualmente, pelo vice-prefeito Alfredo Spier.

O dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido ao Fundo, o qual financia projetos que atendem a interesses da sociedade.

De acordo com a presidente da ONG Amigos da Deisy, Daiana Bruckmann, além da castração, os animais receberam tosa e demais cuidados com a saúde. Os voluntários da ONG foram responsáveis por fazer uma triagem dos animais beneficiados, fossem eles pertencentes a famílias de baixa renda, à espera de adoção ou abandonados.

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Marli da Rosa, que também integra o Conselho Gestor do Fundo Municipal para a Reconstituição dos Bens Lesados, assinala que o objetivo da iniciativa foi promover o controle populacional destes animais, proporcionando melhores condições de vida a eles próprios, e prevenindo a contaminação por zoonoses.

PROGRAMA MELHOR AMIGO

O Município de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, também lançou neste ano o programa Melhor Amigo, onde animais de rua resgatados por protetores individuais e também aqueles pertencentes a famílias de baixa renda, são encaminhados para esterilização em clínicas veterinárias credenciadas. As ONGs de proteção aos animais de São Miguel do Oeste também passaram a receber um valor mensal, que serve de ajuda para cuidar dos caninos e felinos.

deixe seu comentário

leia também

leia também