Home Programa Novos Caminhos realiza a formatura de 47 alunos

Programa Novos Caminhos realiza a formatura de 47 alunos

Na região, desde 2014, mais de 130 alunos já se qualificaram no programa que tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento

Última atualização: 2018/12/13 4:44:32


O programa Novos Caminhos formou mais uma turma em São Miguel do Oeste, no último dia 5, em evento realizado no Clube Comercial. Segundo o diretor do Senai, Ivanor Finato, o programa é um projeto que foi criado para atender menores que estão em casas de abrigo da região. De acordo com o diretor, o objetivo do programa é qualificar os jovens para o mercado de trabalho. “A partir dos 18 anos, eles necessitam deixar a casa de acolhimento. E, para que nesse momento, eles possam sair com uma atividade mais elaborada com essa qualificação”, destaca.

Os aprendizados que os adolescentes adquirem é relacionado ao trabalho em equipe e gestão de pessoas. “Eles lidam também com as tecnologias para o mundo do trabalho e também com a parte da segurança do trabalho”, explica. “É um trabalho de convivência muito legal, para que eles possam ter essa formação para se desenvolverem depois”, enfatiza. Na região, desde 2014, mais de 130 alunos já se qualificaram no programa. Neste ano 47 alunos se formaram. “Muitos dos que já se formaram, estão empregados”, evidencia. “Esse programa tem uma parceria, com as entidades, o comércio e a indústria, e a busca de empregabilidade para esses jovens, é um dos nossos objetivos”, realça. 

Durante o percurso de cada aluno, é realizado uma orientação profissional, para descobrir o perfil de cada jovem. “A gente faz um acompanhamento, tem também as assistentes sociais dos municípios, buscamos deixar eles bem encaminhados, com os parceiros que dão oportunidades”, afirma. “Porque quando você está em uma casa de acolhimento, sem uma família, ter uma esperança de seguir em frente com a sua vida, é muito importante”, declara.

De acordo com o Juiz Titular da vara da infância e da juventude, Daniel Emendorfer, o programa dá uma oportunidade aos jovens que estão acolhidos em razão de uma situação de vulnerabilidade. “É uma oportunidade de se aperfeiçoarem, de ter uma chance de ingressar no mercado de trabalho”, comenta. “Geralmente, são crianças e adolescentes, vindos de um estado mais necessitado da população que precisa justamente desse apoio, para terem um futuro melhor”, conclui.

O PROGRAMA

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da equipe da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Programa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema Fiesc, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), respeitando-se as necessidades e o perfil de cada adolescente.


deixe seu comentário

leia também

leia também