Foram destaques na avaliação: a experiência profissional do corpo docente como enfermeiros; experiência docente no ensino superior; gestão acadêmica do coordenador; titulação do corpo docente; bibliografia básica, complementar e periódicos e os espaços de estágio
O curso de Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O conceito indica um perfil muito bom de qualidade. “O conceito está corroborando que esse é um curso solidificado que contribui com a melhoria das ações de saúde no Extremo-oeste catarinense”, destaca a diretora de graduação, professora Marilene Stertz.
Foram destaques na avaliação: a experiência profissional do corpo docente como enfermeiros; experiência docente no ensino superior; gestão acadêmica do coordenador; titulação do corpo docente; bibliografia básica, complementar e periódicos e os espaços de estágio: Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Unidades Básicas de Saúde,Clínica Renal do Extremo-oeste, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Segundo a coordenadora, professora Ana Maria Moser, a conquista demonstra a preocupação do curso em formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “O conceito quatro coroa o trabalho de excelência no ensino, pesquisa e extensão, realizados pelo curso de Enfermagem. Trata-se de uma oportunidade de crescimento, pois toda avaliação gera reflexões que têm como objetivo a melhoria constante daquilo que nos propomos: a excelência no ensino e na formação humanística e ética dos nossos acadêmicos”, ressalta a professora, salientando que o resultado é atribuído ao trabalho sério e dedicado da direção, coordenação, professores, técnicos dos laboratórios, colaboradores e acadêmicos.
A professora Ana Moser acrescenta que o ensino de graduação do curso de Enfermagem é privilegiado pelos diversos cenários, em que são realizadas as atividades teóricas-práticas e os estágios curriculares e extracurriculares. “Os campos de prática são escolhidos considerando seu potencial de aprendizagem para os estudantes. São eleitos serviços que têm o profissional enfermeiro atuante e cujo trabalho está estruturado”, salienta a coordenadora.
Durante a graduação, os acadêmicos contam com uma estrutura moderna de laboratórios. As atividades são desenvolvidas nos seguintes espaços: Laboratório de Anatomia Humana, Bioquímica, Experimentação Animal, Biologia Molecular, Microbiologia e Sala de Esterilização, Microscopia, Fisiologia do Esforço, Microbiologia Clínica, Parasitologia e Uroanálise, Hematologia, Bioquímica Clínica, Citologia, Sala de Coletas, Laboratório de Enfermagem, entre outros espaços.
O curso de Enfermagem da Unoesc já formou 240 enfermeiros. A acadêmica Vanderléia Maestri está na décima fase e diz que o conceito será um diferencial para seu currículo profissional. “O conceito evidencia que o profissional formado possui habilidades e competências presentes nas diretrizes curriculares, além de ter tido aula com um corpo docente qualificado. Sinto-me preparada para o mercado de trabalho. O acolhimento e incentivo que recebi fariam com que eu escolhesse novamente o curso”, conclui a futura enfermeira.
deixe seu comentário