O objetivo é ampliar o portfólio de ferramentas contratadas de forma coletiva
Será nesta quinta-feira (29/11), em Florianópolis, a inauguração da nova sede administrativa do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA). Integrante do Sistema FECAM, o CIGA é o maior consórcio público de soluções em tecnologia da informação do Brasil, com 316 municípios consorciados. O ato festivo será às 17h30, no Centro Executivo Imperatriz, no bairro Canto, região continental da Capital, e reunirá prefeitos e prefeitas de todo o Estado, gestores públicos, entidades e lideranças ligadas à tecnologia e a inovação. A confirmação de participação deve ser feita pelo site novasede.ciga.sc.gov.br ou pelo link https://bit.ly/2K5w821.
O CIGA foi criado em 2007 com a finalidade de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, usando a tecnologia da informação. “Somos um hub de soluções tecnológicas, seja de processos de contratação ou de desenvolvimento interno. Nosso propósito é tornar as cidades inteligentes e sustentáveis, com custo reduzido de contratação agregado à melhoria da gestão e dos processos”, explica o diretor executivo, Gilsoni Lunardi Albino.
Seguindo essa premissa, a nova sede apresenta o Open Space. O Espaço Aberto é destinado a empresas, startups e pessoas interessadas em apresentar ao consórcio suas soluções tecnológicas. A ideia é ampliar o portfólio de ferramentas contratadas de forma coletiva. “A partir do ano que vem o espaço irá receber os interessados em apresentar seus produtos ao CIGA. A transformação digital que está acontecendo exige a oferta de novos serviços e temos muitos projetos e ideias em tecnologia pra conhecer e integrar. Nossa intenção de firmar essas parcerias é reduzir o custo das prefeituras, economizando recursos públicos na contratação de serviços”, explica o diretor.
NOVA SEDE
A nova sede ocupa todo o primeiro andar do edifício comercial e foi adquirido para atender à crescente demanda de prestação de serviços de tecnologia em informação para uso nos municípios. Segundo o presidente da instituição e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, de 2011 a 2017, o CIGA cresceu em 203% sua atuação nos municípios consorciados.
“As prefeituras precisam reduzir custos, enxugar a máquina pública e apresentar grandes resultados. É preciso recorrer a quem possa ofertar um serviço rápido, de qualidade e com menor custo. Nesse processo o CIGA tem crescido muito e vai crescer ainda mais”, destaca Diersmann.
A sede do CIGA possui agora área privativa de 470 metros quadrados, maior que o dobro da utilizada anteriormente. O investimento total com recursos próprios, contemplando as adaptações (mobiliário e equipamentos) para o funcionamento do Consórcio no novo local, foi de R$ 2 milhões 941 mil. No mesmo edifício funcionam as demais entidades municipalistas – Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).
O CIGA atende atualmente 291 municípios catarinenses e outros 25 municípios brasileiros, incluindo sete capitais. Dispõe de oito sistemas de tecnologia que proporcionam mais eficiência, redução de custos nas administrações públicas, soluções tecnológicas para a gestão e transparência dos processos aos serviços municipais. São cerca de 9 mil usuários dos municípios administrando as ferramentas, atendendo população de aproximadamente 16 milhões de habitantes.
deixe seu comentário