Home Envelhecimento populacional eleva índices de acolhimento institucional de idosos

Envelhecimento populacional eleva índices de acolhimento institucional de idosos

Secretaria de Assistência Social alerta para responsabilidade primária da família

Última atualização: 2018/11/23 1:43:19


Nove idosos e pessoas com deficiência de São Miguel do Oeste estão acolhidos, atualmente, em instituições especializadas. A assistente social do Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade do Município, Carline Mocelin, detalha que os encaminhamentos foram feitos por intermédio judicial, sendo que três estão acolhidos no próprio município, três em Maravilha, um em Palmitos, um em Iporã do Oeste e um em Taquari, no Rio Grande do Sul. Todos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A psicóloga Simone Back, que trabalha conjuntamente com Carline, em mais este serviço da Secretaria de Assistência Social, lembra que a institucionalização deve ser evitada sempre que possível, haja vista que a responsabilidade em garantir uma vida digna com seus direitos básicos assegurados é primeiramente da família, necessitando o Estado, realizar intervenções apenas quando familiares não conseguirem cumprir com sua responsabilidade protetiva sobre o idoso, ou ainda, quando forem cometidas violações graves contra seus direitos.

 “O índice de envelhecimento da população brasileira tem aumentado de ano para ano, o que reforça a importância da reflexão sobre a vida dos idosos e sua relação com familiares e sociedade. Precisamos trabalhar muito além da garantia dos direitos, focando na qualidade de vida destas pessoas e na inclusão social”, ressalta Carline.

A assistente social do Município explica que o idoso poderá ser encaminhado para o acolhimento institucional quando houver uma determinação judicial, comprovando que a família não possui condições de exercer uma função protetiva, devido a fatores relacionados à negligência, violência física, psicológica ou patrimonial, ou ainda, quando o idoso não possuir vínculos familiares e nem condições de prover sua própria subsistência.

deixe seu comentário

leia também

leia também