Em sete meses, mais de 3.600 pessoas marcaram atendimentos médicos e odontológicos e não compareceram, em São Miguel do Oeste. Neste mês de novembro, agendamentos que eram informados por ligação telefônica, passaram a ser feitos via SMS
Uma situação que tem provocado transtornos na saúde pública de São Miguel do Oeste é o alto índice de faltantes em consultas agendadas. De janeiro a agosto deste ano, 3.680 pessoas marcaram atendimento médico ou odontológico e acabaram não comparecendo nas datas marcadas. Foram 1.551 faltantes em consultas odontológicas e outros 2.129 em clínica geral. A média foi de 15% de faltantes na odontologia e 6% na clínica médica. Ao atendimento fonoaudiológico, foram mais 253 faltantes no mesmo período.
Nos exames clínicos e laboratoriais, a situação não é diferente. Cerca de 170 pacientes marcaram ultrassonografia, e 121 agendaram eletrocardiograma, e não compareceram para realizar os procedimentos, entre janeiro e agosto deste ano. O quantitativo de faltantes é semelhante nos demais exames laboratoriais.
O secretário de Saúde, Leonir Caron, explica que, quando uma pessoa marca consulta ou exame, e não comparece no dia e horário marcado, tira esta vaga de outra pessoa que precisa, além de causar prejuízos aos cofres públicos, que estão remunerando os profissionais para atenderem naqueles horários. “Por isso, pedimos maior atenção das pessoas. É preciso cuidar da própria saúde, e também respeitar a saúde do próximo”, alerta. Caron informa ainda, que os pacientes que faltarem nas consultas ou exames agendados, ficam impedidos de marcar o mesmo procedimento por um período de 30 dias.
NOVO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO
Até outubro deste ano, as profissionais da Saúde realizavam cerca de 20 mil ligações telefônicas por mês a fim de comunicar os pacientes sobre o agendamento de consultas e exames. O sistema exigia tempo e gastos com telefonia. A partir deste mês de novembro, a situação passou a ser diferente, gerando economia de tempo e dinheiro, e proporcionando maior eficiência neste serviço.
A diretora de controle e avaliação da Secretaria de Saúde, Daiana Sirtolli, explica que entrou em funcionamento nestas últimas semanas, um sistema de mensagens via celular (SMS). Em vez de fazerem várias ligações diariamente, as atendentes da Saúde passaram a alimentar um sistema que envia, automaticamente, todos os dias, mensagens de texto via celular para os pacientes que possuem seus números cadastrados na Secretaria. “Continuamos telefonando apenas para aquelas pessoas que não possuem um número de celular cadastrado, ou que nossa equipe tenha conhecimento de que exista alguma dificuldade para leitura de mensagens”, ressalva.
Daiana Sirtolli solicita também, que as pessoas que estiverem com seus dados cadastrais ou Cartão SUS desatualizados, devem comparecer aos postos de saúde para regularizar a situação.
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