Home BANDEIRANTE REALIZOU EVENTO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL

BANDEIRANTE REALIZOU EVENTO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL

Última atualização: 2018/11/09 9:39:30


No dia 31 de outubro, o município de Bandeirante realizou a Campanha Saber, Sabor e Saúde com o tema “Saúde e Segurança do Agricultor Familiar”.

O encontro foi uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Epagri que sensibilizaram e motivaram os agricultores do Município para participar do evento, onde diversos temas foram apresentados e discutidos. Durante a manhã, foi apresentado o tema “Direitos Previdenciários e Acidentários do Agricultor, assunto muito bem discutido pela advogada Nadia Dreon Farias e com participação da Assistente Social Graice Farias que apresentou os “Procedimentos que o agricultor deve tomar nestas situações”.

Na parte da tarde foi trabalhado sobre um dos riscos que o agricultor se depara diariamente em suas atividades laborais: Energia Elétrica. O Engenheiro Agrônomo e Segurança Trabalho da Celesc, Gilson Golke, apresentou inúmeras situações de riscos que ocorrem no meio rural e poderiam ser evitadas. Foi realizado uma demonstração de choque como forma de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da energia elétrica.

Ao final, o público presente demonstrou-se satisfeito com programação do dia, muitas dúvidas e esclarecimentos puderam ser sanados.

Evento importante que atendeu as expectativas dos participantes, pois ocorrem muitos acidentes de trabalho por falta de cuidado ou prevenção. E as orientações orientaram e sensibilizaram a todos da importância de se prevenir e tomara todos os cuidados ao realizar as atividades nas propriedades rurais ou na cidade.

No final do evento foi realizada mais uma ação da campanha use chapéu e tenha mais saúde com informações sobre a prevenção do câncer de pele e entrega de material didático como chapéu da campanha e protetor solar. Símbolos da campanha que continua ao longo dos próximos meses.

POPULAÇÃO APROVA A CAMPANHA E PARTICIPA ATIVAMENTE  



A população de modo geral no município de Bandeirante tem entendido a mensagem da campanha “Use chapéu e tenha mais saúde” desenvolvida a 13 anos no município.

Uma campanha que busca sensibilizar as pessoas, principalmente aquelas que trabalham com exposição excessiva ao sol e nestes incluem-se os trabalhadores rurais, das construções e aqueles frequentam praias, camping e lugares de exposição aos raios solares.

Através destas campanhas ao qual faço parte como mentor e coordenador e que temos apoio imenso de diversas entidades locai e regionais conseguimos melhorar a mensagem e as pessoas estão mais preocupadas em se proteger contra o câncer de pele. E neste sentido estão usando mais o chapéu ao invés do boné, usar protetor solar, camisa de manga longa e  fazer consultas mais frequentes com especialistas da área de saúde.

No lançamento da campanha no último sábado pude perceber o interesse das pessoas em buscar informações e orientações sobre o câncer de pele a forma de se proteger, bem como o entusiasmo das lideranças e representantes das entidades envolvidas na campanha em divulgara a campanha e ajudar na conscientização das pessoas do campo e da cidade.

FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE PELE



O primeiro ato de divulgação da campanha foi o lançamento da 13º Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde no último sábado dia 27 de outubro de 2018 em Bandeirante no Extremooeste catarinense, onde foram distribuídos materiais informativos sobre o câncer de pele, exposição de banners, cartazes e faixas da campanha.

A próxima fase da campanha é colocar faixas e cartazes  na cidade e meio rural do município, bem como divulgar a campanha nas escolas, comércio e aproveitar os eventos para informar a população sobre o tema.

Além disso, estão circulando nos meios de comunicação notícias, entrevistas e uma mensagem falada como s seguintes dizeres: “O sol é muito importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com os excessos. Para uma vida longa e saudável, o melhor remédio é a  prevenção. Procure o médico assim que perceber: lesões, pintas ou manchas na pele. “Campanha Use chapéu e tenha mais saúde”. Eu uso, eu me cuido”.

Ajude a divulgar a campanha nas redes sociais ou conversando com os amigos e colegas de trabalho sobre a importância de se proteger contra o câncer de pele. Lembrando que o estado catarinense tem um grande índice de pessoa com esse problema devido a origem das pessoas que tem a pele clara.

Lembre-se que estamos entrando num período de altas temperaturas, mais horas de sol e a tendência de as pessoas se exporem ainda mais no sol. Portanto prevenir é o melhor remédio usando chapéu de aba larga, protetor solar duas vezes ao dia, camisa de manga longa e evitar as horas mais quentes em exposição excessiva.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE CÂNCER DE PELE



Existem 3 tipos de câncer de pele que são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma maligno. Quando surge um sinal suspeito na pele, que muda de cor, de formato ou aumenta de tamanho, deve consultar um dermatologista para verificar se existem malignidade e o que fazer em cada caso. 

O 1. Carcinoma basocelular: é o tipo de câncer menos grave e o mais frequente, surgindo em mais de 95% dos casos. Ele surge como uma mancha rosa na pele que cresce lentamente, como mostra a imagem, sendo mais comum em pessoas de pele clara, depois dos 40 anos.

O 2. Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais comum do câncer de pele e surge mais comumente em homens, embora também possa se desenvolver em mulheres de qualquer idade. Ele tem a forma de um nó que cresce rápido e forma uma casquinha, como mostra a imagem. Este tipo pode aparecer devido à exposição solar, mas também pode acontecer em quem faz tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou tem problemas na pele crônicos, como feridas que não cicatrizam ou cicatrizes.

O 3. Melanoma maligno: é o mais perigoso de todos, ele aparece como uma pintinha escura, como mostra a imagem, que vai se deformando ao longo do tempo. Pode ser fatal se não for identificado precocemente, pois pode se desenvolver rápido e atingir outros órgãos como o pulmão.

Onde pode surgir: frequentemente se desenvolve nas regiões expostas ao sol ou que sofrem rapidamente queimadura, como rosto, ombros, couro cabeludo ou orelhas, especialmente em pessoas de pele muito clara.

Como se proteger: além de utilizar o protetor solar diariamente é importante fazer um exame constante da pele para observar se alguma pinta, sinal ou mancha muda de características, consultando rapidamente um dermatologista caso isso aconteça.


deixe seu comentário

leia também

leia também