Home Auriculoterapia é a nova técnica aplicada em grupo de saúde do bairro São Jorge

Auriculoterapia é a nova técnica aplicada em grupo de saúde do bairro São Jorge

Objetivo é oportunizar uma opção terapêutica alternativa, reduzindo o consumo de medicamentos e aumentando a qualidade de vida dos pacientes

Última atualização: 2018/10/22 2:29:03


O Grupo Hiperdia do bairro São Jorge conta com mais um serviço desde o último mês. Foi inclusa entre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC), a Auriculoterapia. A enfermeira Maiara Schoeninger explica tratar-se de uma técnica da medicina tradicional chinesa, que aborda disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo.

“A Auriculoloterapia pode ser usada como tratamento complementar, ou mesmo como tratamento alternativo. As situações possíveis são muitas, mas os exemplos mais comuns de problemas tratados em atendimento individual com Auriculoterapia são dores agudas e crônicas, insônia, transtornos de ansiedade e outros transtornos emocionais”, ressalta a enfermeira.

No primeiro encontro do grupo Hiperdia relacionado à Auriculoterapia, cerca de 50 pessoas participaram. A atividade foi realizada no salão da comunidade do bairro São Jorge, e foi organizada pela enfermeira Maiara, a médica Fabiele Ogliari e a fisioterapeuta do NASF, Júlia Grasel, com a colaboração das agentes de saúde e toda a equipe da unidade. Neste primeiro momento, a prática foi aplicada nos pontos relacionados à ansiedade e perda de peso. Outros atendimentos em grupo devem ser focados no público fumante, gestantes, com dores crônicas e transtornos alimentares.

A intenção da equipe da Estratégia de Saúde da Família do bairro São Jorge é criar um grupo específico para realização de sessões de Auriculoterapia, com o objetivo de implantar novas opções terapêuticas com cuidado humanizado, seguro, racional, resolutivo e econômico aos usuários, minimizando o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, com redução de dores crônicas e aumento da satisfação dos usuários da saúde pública, com menores filas de espera. A prática da técnica será oferecida aos pacientes participantes do grupo de Caminhada, toda sexta-feira às 7h30 da manhã, e àqueles com indicação clínica, através de prescrição da médica da unidade.

GRUPOS HIPERDIA

As reuniões dos grupos Hiperdia acontecem mensalmente. São voltadas à população em geral, bem como pacientes portadores de doenças crônicas, enfatizando diversos temas relacionados à promoção e prevenção à saúde em seu conceito ampliado. Um dos focos se concentra justamente nas Práticas Integrativas e Complementares (PIC), apropriadas aos diversos níveis de atenção à saúde, com ênfase em sua inserção na atenção básica, prevenindo o agravo de enfermidades e promovendo a recuperação da saúde, com um cuidado continuado, humanizado e integral.


 

deixe seu comentário

leia também

leia também