Segundo o diretor estadual do Senac, Rudney Raulino, o encontro integra o programa Turismo Catarinense em Movimento, que visa dar apoio técnico e auxiliar na resolução de problemas que entravam o turismo
A Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) promoveu na terça-feira, dia 16, nas dependências do Senac, em São Miguel do Oeste, uma reunião de trabalho sobre o turismo regional. Segundo o diretor estadual do Senac, Rudney Raulino, o encontro integra o programa Turismo Catarinense em Movimento, que se baseia nos 12 pontos de referências, de rotas de turismos, pré-estabelecidas pelo Conselho Estadual de Turismo.
Conforme Raulino, a Fecomércio, o Sesc e o Senac pensaram em contribuir com o turismo catarinense e então foi criado o programa que busca oferecer auxílio técnico para solucionar problemas e alavancar o turismo. “O propósito disso é dar o encaminhamento naquilo que se discute há muito tempo, mas não se chega em lugar algum”, explica.
Rudney revela que o Senac está criando um observatório de turismo. “Esse observatório vai estar disponível a partir de janeiro do ano que vem, porque nesse momento nós estamos construindo as ações estratégicas, muitas delas já existem”, esclarece. “Nós vamos dar um prazo, para a sua execução”, anuncia. Ele acrescenta que uma das ações estratégicas para a rota “Caminhos da Fronteira”, aqui do Extremo-Oeste, é a Ponte Internacional Peperi Guaçu, em Paraíso, onde a ausência do serviço aduaneiro inibe a entrada de muitos turistas argentinos. “Falta uma articulação, é um ponto que precisa ser discutido, seja qual problema for, nós precisamos ir no cerne da questão e buscar a solução”, finaliza
O diretor explica que haverá um comitê técnico especializado em turismo e especializado em áreas jurídicas. “Se a responsabilidade não vier a ser executada, obviamente a própria sociedade vai ficar sabendo e irá cobrar, vai ser um movimento onde teremos uma visibilidade, prazo e execução”, revela. “É fazer com que as nossas cidades entendam que uma cadeia produtiva, ela nasce a quem esta querendo ter intenção de viajar, mas ao mesmo tempo, essa cadeia tem o comércio, a saúde, o transporte, a logística, a infraestrutura, um aparato de entidades ou empresas que tem que dar resultado ao turista”, ressalta.
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