Pensando no crescimento urbano da cidade, 71% acham que as vias de mão única servirão para dar maior fluidez
O prefeito Wilson Trevisan e o secretário adjunto de Planejamento e diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Jeferson Dias, divulgaram na manhã desta terça-feira (16), durante reunião com representantes de entidades do município e comerciantes, o resultado de uma pesquisa de avaliação do trânsito, que foi realizada neste mês de outubro em São Miguel do Oeste. Foram ouvidas 1.029 pessoas, do centro, bairros e comunidades do interior, nos dias 02, 03 e 04 de outubro. A margem de erro é de 3%.
RESULTADOS
No total, cada entrevistado respondeu a 25 perguntas. Uma delas era: “Qual a sua opinião sobre o trânsito de São Miguel do Oeste?”. Para 88,9% da população, a resposta é “ótimo”, “bom” ou “satisfatório”; apenas 11,08 consideram “péssimo”. Outro dado importante, é que 73% da população acha que o trânsito melhorou depois da implantação do estacionamento rotativo. De uma forma geral, 65% dos entrevistados acham que o trânsito melhorou em São Miguel do Oeste.
Em relação à mão única, o resultado também foi positivo, com 56% de aprovação; 54% dos entrevistados são favoráveis à retirada das rotatórias nas vias de mão única; 60% utilizam carro ou moto próprio para se deslocar ao trabalho ou escola, 27% vão a pé, 6% de carona e 5% transporte coletivo. Pensando no crescimento urbano da cidade, 71% acham que as vias de mão única servirão para dar mais fluidez ao trânsito.
Apenas 13% da população declarou não utilizar as vagas do estacionamento rotativo. A forma mais utilizada para alocação das vagas é o aplicativo de celular, em 33% dos casos; 58% consideram “bom” ou “ótimo” o atendimento dos monitores de trânsito, 36% acham “satisfatório”, e para apenas 4% é “ruim”.
Um dado preocupante revelado na pesquisa, diz respeito à avaliação dos motoristas. Para 59% dos entrevistados, eles são “pouco compreensivos”; 35% os consideram “compreensivos”, e somente 5% avaliam os motoristas como “muito compreensivos”.
Também foi dado espaço para sugestões espontâneas sobre melhorias que podem ser feitas. Entre as respostas mais recorrentes estão o ensino de trânsito nas escolas, realização de campanhas de conscientização, mais monitores e sinalização, entre outras.
ADEQUAÇÕES
O prefeito, Wilson Trevisan, disse que o resultado da pesquisa irá nortear as ações da municipalidade. “Percebemos uma boa aceitação das mudanças que foram implementadas, e já estamos encaminhando as adequações que ainda são necessárias, como a retirada das rótulas na rua XV de Novembro, retirada de lombadas eletrônicas, colocação de lombadas físicas e alterações em esquinas. A partir de novembro, também conseguimos negociar com a empresa que administra o Estacionamento Rotativo, e a metade dos valores das notificações será revertido em créditos para os usuários”, relatou.
deixe seu comentário