Foram instaladas 10 câmeras em pontos estratégicos do município, com o objetivo de prevenir e coibir atos e situações irregulares ou que coloquem o cidadão descansense em risco
Após cerca de seis meses de testes e adaptações, o sistema de videomonitoramento foi oficialmente inaugurado no município de Descanso na manhã desta terça-feira, 25 de setembro, em ato oficial na Delegacia de Polícia Civil e Militar, com a presença de autoridades locais, representantes dos dois órgãos públicos e do Corpo de Bombeiros, e o secretário estadual de Segurança Pública, Alceu Pinto de Oliveira Júnior.
Foram instaladas 10 câmeras em pontos estratégicos do município, com o objetivo de prevenir e coibir atos e situações irregulares ou que coloquem o cidadão descansense em risco. O coordenador de mobilidade, responsável pelo setor de videomonitoramento, Ricardo Sartori, explica que o sistema auxiliará as polícias Civil e Militar.
“O sistema vem ao encontro a diversas ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar, e visa proporcionar maior segurança ao munícipe. As imagens são acessadas em tempo real e podem ser utilizadas para prevenção ou repressão de crimes em geral”, ressalta Sartori.
O comandante da Polícia Militar de Descanso, Ilionei Manfroi, destaca que diversas ações já foram realizadas por intermédio das câmeras de videomonitoramento. “Mesmo durante a fase de treinamento e adaptação do sistema, já percebemos sua eficiência. Já foram diversos flagrantes de uso de entorpecentes e possíveis casos de tráfico de drogas que estão sendo investigados, bem como infrações de trânsito”, destaca Manfroi.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu Pinto de Oliveira Júnior, essa é uma das ações que proporcionam uma mudança de realidade local. “O sistema vai além da repressão da criminalidade, ele faz uma prevenção. Onde existe uma câmera instalada existe a mudança comportamental do cidadão, não apenas no que diz respeito a posturas criminosas, mas também em posturas antissociais. A presença do Estado através da segurança pública é fundamental para a manutenção da ordem local. Outros programas vêm ao encontro com o sistema para melhor funcionamento e agilidade: reconhecimento de placas, reconhecimento facial e análise de comportamento. A inteligência artificial identificará situações de risco e notificará o operador do sistema, que poderá intervir se achar necessário”, frisa o secretário.
O prefeito Sadi Inácio Bonamigo explica que essa é uma forma de parceria entre o Município e polícias Civil e Militar. “Sabemos que o efetivo policial no município é reduzido, hoje contamos com sete agentes da Polícia Militar, sendo que apenas quatro são disponibilizados para o policiamento de rotina, e o sistema de videomonitoramento vem para complementar o trabalho e agilizar as ações, bem como contribui para a qualidade de vida e segurança do munícipe, que pode trafegar com tranquilidade pelas ruas do município. O Governo Municipal auxiliou a instalação das câmeras e ficamos imensamente felizes em pode concretizar esse projeto”, finaliza Bonamigo.
No que tange o trabalho da Polícia Civil, conforme o delegado do município Cleverson Muller, o sistema de videomonitoramento será utilizado para a investigação de crimes ocorridos no município, sejam eles de qualquer natureza.
deixe seu comentário