Evento teve o auxílio do Grupo de Apoio à Adoção e participação de lideranças
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste, por meio do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, e com a parceria do Grupo de Apoio à Adoção, realizou na noite de quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura, o 2º Encontro da Adoção.
Neste ano o tema escolhido foi “Experiências e Desafios em Processos de Adoção” e, segundo a coordenadora do Abrigo Institucional, assistente social Graciele Thiel, oportunizou uma importante reflexão sobre aspectos gerais da Adoção.
O prefeito Wilson Trevisan, acompanhou o encontro junto com o vice-prefeito Alfredo Spier, vereador Everaldo Di Berti, juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca, Dr. Daniel Emendorfer, promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Dr. Alexandre Volpato, secretária Marta Sotilli, presidente do Grupo de Apoio à Adoção, Talita Lorenski, profissionais da Assistência Social, membros da rede de proteção à criança e adolescente e comunidade em geral.
Graciele ressalta que o principal objetivo deste 2º encontro esteve focado na produção de reflexões a respeito da adoção, um tema carregado de mitos, preconceitos, dificuldades e desinformação. A intenção é desmistificar os paradigmas, mas para isso são necessários espaços de debate, de apoio, incentivo e informação para que a filiação adotiva seja vista como algo cada vez mais naturalizado. “Nossos colaboradores e profissionais percebem, no dia a dia do Abrigo, muitos desafios com relação às perspectivas criadas pelos adultos que querem adotar. As crianças e adolescentes manifestam apenas o desejo de pertencer a algo ou a alguém”.
A secretária Marta agradeceu a todos pelo empenho na organização do evento, ao apoio oportunizado por todos os poderes à Assistência Social e especialmente, às questões do Abrigo Institucional. “Hoje temos a melhor e mais completa equipe atuando no abrigo, mas sabemos que não é o local mais adequado para nossas crianças. Precisamos encontrar respostas para nossos questionamentos e almejamos que este processo de adoção um dia se torne menos moroso”.
O Prefeito Trevisan ressaltou que há um comprometimento do governo no sentido de buscar recursos para elaborar o projeto do novo abrigo institucional e efetivar a construção do mesmo. “Nosso agradecimento pela visão mais ampla da sociedade que hoje o MP e o Judiciário estão tendo. Espero que possamos seguir com este processo de ajuda mútua entre o executivo e o judiciário, pelo bem da comunidade. Estou aqui, com boa vontade, para melhorar o atendimento à nossa população e acertar muitas situações”.
Após os pronunciamentos das autoridades, a assistente social do Poder Judiciário de Itapiranga, Beatriz Suelo, falou sobre o processo de adoção e questões como cadastramento, perfil das famílias e demais assuntos relacionados à adoção. Na sequência, foi organizada uma mesa redonda com a presidente do Grupo de Apoio à Adoção, profissionais do Abrigo Cantinho Acolhedor e um psicólogo que atua na área.
deixe seu comentário