Home Município intensifica campanha de combate a hepatites

Município intensifica campanha de combate a hepatites

Em flor do Sertão, casos da doença geram preocupação no setor da saúde, que desenvolve uma campanha de conscientização

Última atualização: 2018/07/28 7:55:28


Testes rápidos são realizados na unidade Foto:Divulgação


Sábado, 28, é o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais e o setor de saúde do município de Flor do Sertão vem intensificando a campanha para a realização dos chamados testes rápidos, com o objetivo de identificar possíveis doenças e evitar a transmissão. Segundo o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde, Adriano Pereira, o município de Flor do Sertão, com aproximadamente 1.500 habitantes, tem registrados 21 casos de hepatite B e um caso de hepatite C.

Segundo Pereira, esses dados são de pessoas que realizaram os exames confirmatórios e alguns através dos testes rápidos, sendo que o percentual de munícipes que realizaram os exames é muito inferior ao número populacional, o que subentende que o número de pessoas infectadas possa ser maior. Adriano frisa que os dois tipos de hepatites, B e C, possuem formas de transmissão semelhantes, que envolve via sexual e também de mãe para filho, o que evidencia a necessidade de as pessoas realizarem os testes, para oportunamente tratar a doença e evitar a transmissão para outras pessoas. O tratamento deve ser iniciado levando em consideração critério clínico e laboratorial.

Adriano frisa que durante esse mês está sendo intensificada a campanha para que a população faça os testes rápidos disponíveis na unidade, o procedimento é minimamente invasivo, com a retirada de apenas uma gota de sangue, e o resultado sai na hora. Também a equipe de saúde está levando o tema através do programa “saúde vai a sua comunidade”, prestando educação em saúde e convidado para adesão à campanha.

Sífilis

Outra preocupação da saúde de Flor do Sertão, segundo Adriano Pereira, é que em um ano e meio, em aproximadamente 100 pessoas que realizaram exames, foram diagnosticados cinco casos de sífilis, outra doença sexualmente transmissível. O enfermeiro orienta sobre a importância de as pessoas realizarem os testes e também sobre o uso de preservativo nas relações sexuais.


Testes rápidos são realizados na unidade Foto:Divulgação

deixe seu comentário

leia também

leia também