Encontro reunirá agentes do poder público, além de representantes da Cidasc, Epagri e Regional de Saúde
Uma reunião no dia 12 deste mês, vai tratar sobre um tema de saúde pública em Flor do Sertão, a brucelose. Com aproximadamente 1.800 habitantes, Flor do Sertão já registrou 20 casos da doença em seres humanos. Com a expressiva incidência em seres humanos, o município adotou várias medidas nos últimos meses para tentar solucionar o problema.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Maristela Valler, a reunião será de avaliação, para saber se as medidas adotadas até então estão surtindo efeito e quais devem ser os próximos passos adotados pelo Poder Público. Conforme Maristela, a situação gera preocupação, já que houve casos de pessoas tratadas com medicação e nos exames posteriores de monitoramento, voltaram a apresentar a doença. Segundo ela, é preciso debater vários aspectos e tentar identificar a origem da contaminação.
Na ocasião deverá ser apresentado também um diagnóstico sobre os exames realizados no rebanho bovino do município. No programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, o município, com base em lei aprovada na Câmara, custeou metade do valor de cada exame realizado.
A brucelose é uma doença transmitida por contato da pessoa com o animal ou por ingestão de alimentos de origem animal. É mais comum em bovinos. O consumo de leite e queijo estão entre os principais meios de transmissão da doença do animal para o ser humano.
deixe seu comentário