Home Diretor do Semae fala sobre críticas de vereador à qualidade da água fornecida pelo órgão

Diretor do Semae fala sobre críticas de vereador à qualidade da água fornecida pelo órgão

Junior Kunz garante a qualidade da água fornecida aos cedrenses

Última atualização: 2018/06/05 7:57:54



Polêmica em São José do Cedro. Diretor do Semae, Junior Kunz, fala à TV GC sobre críticas de vereador à qualidade da água fornecida pelo órgão no município.

Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 04, em São José do Cedro, o vereador Flávio dos Santos, criticou a qualidade da água distribuída pelo Semae e o valor da taxa cobrado aos munícipes. Em entrevista à TV GC, o diretor do Semae, Júnior Kunz, revelou estar surpreso com as críticas do vereador. “A gente tem total confiança do produto que entregamos aos munícipes cedrenses”, argumenta.

De acordo com Kunz, a municipalização da distribuição de água foi um ato de coragem do atual prefeito, Plínio de Castro. “Desde o início nós recebemos algumas críticas sempre com objetivos políticos, de desgosto, por pessoas que não entenderam como promissor esse serviço para o município”, revela. “Eu confio no trabalho que é executado pelos nossos servidores na estação de tratamento, confio na parte técnica, na nossa bioquímica e confio em nossos colaboradores que prestam serviços de manutenção na nossa rede” destaca.

Júnior salienta que o Semae trabalha com transparência e informação para a população cedrense, ele ainda afirma que no portal da prefeitura, estão disponíveis todas as análises de água. “Nós fizemos mais de seis mil amostras de água, de análises no último ano que foram enviados para laboratórios terceirizados. Além disso, nós fizemos a cada duas horas, análise da qualidade da água que sai da estação de tratamento”, explica. 

Conforme o diretor, o Semae nunca teve problemas com os órgãos fiscalizadores. “Tem a vigilância estadual, a vigilância municipal, agência reguladora intermunicipal de saneamento que nos fiscaliza e nunca tivemos problemas” cita. Ele ainda comenta que o objetivo de municipalizar a distribuição de água, era melhorar os serviços para o cidadão cedrense.

Qualidade e taxas cobradas 

Em relação ao teste de análise feita pelo vereador na sessão da Câmara, o diretor do Semae diz que a metodologia realizada não é a utilizada para análise de cloro. “É através da portaria 2914, do Ministério da Saúde, nós utilizamos com um reagente, com equipamentos de um sistema novo, mais moderno, que é conhecido como DPD, que tem uma melhor análise do produto, com mais precisão”, revela. 

Sobre a taxa de cobranças, Júnior Kunz, afirma que a tarifa da Casan, por exemplo. “Não é o prefeito, não é o diretor, não é a equipe técnica da administração que faz o reajuste da tarifa, quem faz esse trabalho é a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), com uma equipe técnica de contadores, economistas e administradores. Eles fazem os cálculos com as informações sobre o valor de energia elétrica, o custo com funcionários, custo com produtos químicos e manutenção”, finaliza. O jornal Gazeta deixa o espaço a disposição para o vereador, se for de interesse do mesmo, deixar o seu parecer sobre o caso. 


deixe seu comentário

leia também

leia também