Home Vacinação contra influenza inicia com grande procura

Vacinação contra influenza inicia com grande procura

Neste ano não haverá roteiro de vacinação nas comunidades do interior de Flor do Sertão. Campanha iniciou na segunda-feira e se estende até o dia 1º de junho, com o dia “D” previsto para 12 de maio

Última atualização: 2018/04/27 8:51:31


Todas pessoas aptas a receber a vacina deverão comparecer na Unidade de saúde para a aplicação


Iniciou nesta segunda feira, dia 23, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Em Flor do Sertão, segundo a agente de epidemiológica, Angela Giglioli, o primeiro dia de vacinação teve grande procura pela vacina. A campanha se estende até 1º de junho, sendo o dia “D” programado para ocorrer no dia 12 de maio. Conforme Angela, neste ano não haverá roteiro de vacinação pelas comunidades do interior, todas as pessoas aptas a receber a vacina deverão comparecer na Unidade de saúde para a aplicação da mesma, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h.

Para receber a vacina, o paciente deve levar o cartão de vacinação e o cartão nacional do SUS. Segundo a secretária de Saúde, Maristela Valler, para a vacinação há grupos considerados prioritários: crianças acima de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhador de saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Os sintomas iniciam com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.


Todas pessoas aptas a receber a vacina deverão comparecer na Unidade de saúde para a aplicação

deixe seu comentário

leia também

leia também