Programação ocorreu nesta sexta-feira com boa participação da comunidade
O Município de Flor do Sertão promoveu nesta sexta-feira, dia 6, evento alusivo ao dia Mundial da Saúde, comemorado neste sábado, 7 de abril. A atividade ocorreu no Centro de Idosos. Na oportunidade foram ofertados testes de glicemia capilar e uma palestra com o tema “Saúde integral: nós e nossas emoções”, ministrada pela doutora em enfermagem e professora da Udesc, Kiciosan da Silva Bernardi Galli, e a terapeuta Ilani Toigo, que tem formação em plantas bioativas, homeopatia e bioenergéticos. A comunidade prestigiou o evento. “A gente participa porque tem sempre aquele afinco de aprender. Surgem novas doenças, então a gente está preocupado, mas o pessoal atende bem”, comenta o aposentado Nelso Dall’Agnol.
O evento teve foco na saúde preventiva, como explica a secretária de saúde, Maristela Valler. “O dia mundial da saúde é para que as pessoas possam parar e pensar ‘como é que está a minha saúde?’. Falar de saúde é falar de vida. E hoje, como é o dia internacional da atividade física, também é um dia de conscientização, para que as pessoas possam lançar um desafio a si próprio. O nosso objetivo é fazer com que a saúde da pessoa melhore ainda mais”, comenta.
De acordo com a secretária, o objetivo é tirar um pouco as pessoas da medicação. “Fazendo aquelas praticas integrativas que hoje o Ministério da saúde vem proporcionando e que nós podemos estar desenvolvendo aqui no município. Então já temos hoje a auriculoterapía, massoterapia, temos um grupo com uma educadora de artes. Assim nós estamos oferecendo cursos, para que os nossos profissionais da saúde possam estar fazendo e desenvolvendo aqui no nosso município”, conclui.
Para o prefeito Sidnei Willingh?fer, além de evitar doenças e garantir o bem estar da população, a saúde preventiva gera economia aos cofres públicos. “O objetivo é gerar economia, porque a prevenção vai acabar reduzindo nossa despesa com medicamentos, exames, consultas, enfim, tudo aquilo que é gasto na saúde”, argumenta.
A programação encerrou com coquetel e distribuição de medicamentos fitoterápicos, produzidos pelo Grupo Amigas da vida (Gavi), que esteve presente com seus conhecimentos e orientou os participantes sobre os benefícios das ervas medicinais.
deixe seu comentário