Com cinco focos confirmados do Aedes Aegypti em 2018, trabalho de orientação e visitas vem sendo realizado e nesta terça-feira um mutirão foi desenvolvido
Equipes de saúde com o apoio de outras secretarias municipais, realizaram nesta terça-feira, dia 03, um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Flor do Sertão. Com cinco focos confirmados do mosquito em 2018, as equipes de controle trabalham para evitar a proliferação do mosquito que pode transmitir a dengue e outras doenças, como a chikungunya e zika vírus.
De acordo com a secretária de Saúde, Maristela Valler, durante a ação foram feitas visitas, realizadas coletas e também prestada orientação à população. Para Maristela, a comunidade tem papel fundamental no combate ao mosquito, ficando atenda e fiscalizando suas próprias residências. Segundo ela, a recepção das pessoas foi boa durante o mutirão. “Todos receberam muito bem, pois sabem que é para o bem comum”, comenta.
Conforme a secretária, apesar de Flor do Sertão ainda não ter registrado casos de doenças transmitidas pelo mosquito, a preocupação é grande, pois os focos indicam que o Aedes Aegypti está presente. “O último foco tinha sido em 2016. Nossa preocupação é grande porque até hoje não tivemos a doença, mas temos o foco do mosquito, que está aqui”, comenta.
Maristela lembra que os ovos do mosquito resistem mais de um ano no ambiente. Isso significa que o cuidado deve ser permanente. “Precisamos cuidar as residências, os terrenos baldios, onde possa ter algum frasquinho ou recipiente que possa acumular água. É ali onde o mosquito pode estar se proliferando e a doença pode chegar em nosso município”, conclui.
deixe seu comentário