O Governador em exercício Eduardo Moreira esteve no gabinete do deputado Marcos Vieira nesta quarta-feira (28/03), quando trataram dos investimentos necessários para o início da nova Rota do Milho
O deputado Marcos Vieira apresentou ao governador Eduardo Moreira o relatório de ações do Bripam (Bloco de Intendentes, Alcaides e Prefeitos do Mercosul) referente à instalação da Rota do Milho. “É um conjunto de ações que precisam ser tomadas para que um novo ciclo de desenvolvimento para o agronegócio seja iniciado, entre eles estão facilitar a entrada dos caminhões com o milho na Aduana de Dionísio Cerqueira, que hoje chegam a ficar até 30 dias à espera da liberação da Receita Federal, a construção de uma Aduana na cidade de Paraíso e uma nova ponte ligando Paraíso com a cidade de San Pedro, na Argentina”, explicou o deputado.
O estado possui uma demanda de 3,5 milhões de toneladas de milho, pois produz quase quatro milhõe, mas consome o dobro do cereal.
Com o novo trajeto, o milho sairá do Paraguai, seguirá para a Argentina (passando pela província de Misiones em direção a Bernardo de Irigoyen) e chegará até Dionísio Cerqueira. O custo do frete, desta maneira, terá uma queda de 70%, o que daria mais sustentabilidade para o agronegócio catarinense.
Santa Catarina já importa milho do Paraguai, mas a rota é maior, passando por Foz do Iguaçú (PR).
De acordo com o Governador Eduardo Moreira, as ações serão tomadas para que a nova rota seja realmente um realidade. “Para isso, vamos juntos com o deputado Marcos Vieira para Brasília, para agilizar este processo junto ao Governo Federal”, garantiu o governador.
Uma reunião está sendo agendada em Brasília para a próxima semana. “E ainda na segunda-feira (02/04) vamos estar em Dionísio Cerqueira conversando com os transportadores e com representantes do agronegócio para que possamos definir os próximos passos e participar da mobilização a Aduana é nossa”, finalizou o deputado Marcos Vieira.
deixe seu comentário