Segundo informado pela Secretaria de Agricultura, restam ainda três comunidades para serem atendidas no programa que tem 50% do valor dos testes custeado pela Prefeitura
Desde o ano passado está em curso em Flor do Sertão o Programa de Erradicação da Brucelose e Tuberculose, implantado após o registro de aproximadamente 15 casos de brucelose em humanos. Diante do problema de saúde pública houve mobilização das secretarias municipais de Saúde e Agricultura, juntamente com a Administração, com apoio de Epagri e Cidasc.
Para tentar controlar a doença, a Prefeitura criou um programa que custeia 50% dos valores de cada exame realizado no rebanho. Segundo o secretário de Agricultura de Flor do Sertão, Rudimar Rott, de início houve uma série de reuniões de orientação com os agricultores, para conscientizar e apresentar a gravidade do problema. Ele revela que uma servidora pública que contraiu a doença se dispôs a participar das reuniões e apresentou as dificuldades enfrentadas com a doença.
De acordo com Rott, os produtores foram receptivos, compreenderam a gravidade da situação e passaram a realizar os exames no rebanho, principalmente no gado de leite, já que a transmissão da doença se dá, na maioria dos casos, através da ingestão de leite ou queijo. Foi traçado um cronograma pela Secretaria de Agricultura, onde restam ainda três comunidades para concluir a primeira etapa. Segundo Rott, a receptividade tem sido boa. “Temos hoje 1898 cabeças feitas. Acredito que vai der umas 2.500 no total”, revela.
Conforme Rott, o programa também vai fornecer um panorama sobre a sanidade animal do município. “Não quer dizer que a pessoa que foi contaminada adquiriu essa doença aqui no município, até porque vem muito animal de fora. Vamos ter uma noção de como está a sanidade animal no município e também, com isso, conseguimos criar uma consciência e fazer com que os produtores exijam os exames no momento que forem adquirir o animal”, argumenta. Ele revela que dos quase dois mil exames realizados até agora, apenas seis apresentaram teste positivo para brucelose e nenhum de tuberculose.
deixe seu comentário