Moradores do perímetro urbano devem verificar sistema de tratamento de água residuária, onde é despachada a água da pia, chuveiro, banheiros e lavação de roupas. Orientações servem para residências e estabelecimentos comerciais
Descanso, assim como vários outros municípios, possui um termo de ajustamento de conduta sobre o saneamento básico com o Ministério Publico Ambiental. As vigilâncias receberam a incumbência de notificar e punir quem estiver em desacordo. Diante disso, a Prefeitura emitiu uma nota através da Assessoria de Imprensa, alertando os moradores do perímetro urbano que verifiquem o sistema de tratamento de água residuária existente e que façam a manutenção.
Segundo o comunicado, todas as águas residuais da residência ou empresa devem estar conectadas no sistema de tratamento: a água da pia da cozinha, da máquina de lavar roupa, do chuveiro, do banheiro, enfim, todas que tem resíduo. Também precisa desconectar os canos das calhas da casa, estas devem ter o aterramento pela calçada e ser projetadas para a rede pluvial.
Conforme a fiscal de Vigilância Sanitária, Elaine Melz, todos os locais que forem encontrados em desacordo serão notificados. Os proprietários receberão um prazo para realizar a adequação, caso não o façam serão multados. Se precisar de um prazo maior, deverá ser feito uma justificava.
Segundo Elaine, esta mentalidade deve ser mudada, o de achar que tudo pode ser feito de qualquer forma. “A poluição de água e o solo é muito sério. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é necessário abrir os olhos e o pensamento para esse bem maior, que é a água, que é um bem finito”. “Se não mudarmos o jeito de consumir, nosso estilo de vida e as formas que estão poluindo, as consequências serão muito desastrosas tanto para o ser humano como para os animais e as plantações. Sem água não existe vida”, finalizou a fiscal sanitária.
deixe seu comentário