O objetivo é de reunir órgãos e empresas estaduais para dar uma resposta mais rápida à população em situações de crise
O Colegiado Regional de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste esteve reunido nesta quarta-feira, 07, para a reunião mensal. Em pauta, a implantação do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que tem o objetivo de reunir órgãos e empresas estaduais para dar uma resposta mais rápida à população em situações de crise. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de São Miguel do Oeste.
O secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza coordenou a reunião e apresentou aos membros do Colegiado a estrutura da Secretaria que poderá ser utilizada por todas as regiões de Santa Catarina. “A integração com o Centro de Florianópolis será de grande importância, principalmente quando alguma cidade estiver passando por uma emergência”, explica.
Segundo ele, o Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. “Toda essa estrutura e equipes estarão integradas com os Centros Regionais, trabalhando em conjunto”, afirma. A estrutura ainda não foi inaugurada, mas já gera serviços como o de emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.
De Souza enaltece que o Grac em São Miguel do Oeste vai possibilitar um planejamento dos órgãos competentes. A Defesa Civil prevê a criação de protocolos em cada região, que será elaborado em parceria com o Colegiado e Agências de Desenvolvimento Regional. “Nas próximas semanas, serão encaminhados materiais para que o Grupo adapte o protocolo à realidade da região. Os membros do Grac também poderão convidar outros órgãos e entidades que considerem importantes”, disse.
O secretário executivo da ADR de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, afirmou ser mais uma ação de planejamento para a região. “O caminho é a prevenção e estar preparado para as situações que não desejamos, mas que podemos vivenciar, é uma forma de garantir a segurança das pessoas”, finalizou.
deixe seu comentário