Com o objetivo de incentivar o associativismo de agricultores, o município regularizou o espaço da antiga escola de Linha São Roque para o moinho
O Município de Anchieta disponibilizou e regularizou o espaço da antiga escola da Linha São Roque, para adequação de moinho de produção de farinha de milho crioula e orgânica, produzida pela Associação dos Pequenos Agricultores Produtores de Milho Crioulo Orgânico e Derivados – ASSO.
O local foi adequado pela Associação, atendendo as exigências da vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Segundo o integrante da Associação e responsável pelo Moinho, Hilário Roman, a venda da Farinha já é feita no comercio do município, mas com a regularização e adequação, a intenção é expandir a venda para outras localidades, melhorando cada vez mais a renda dos produtores.
Conforme Hilário, é de muita importância ter um espaço para o processamento do milho, pois os agricultores associados podem consumir a farinha do próprio milho crioulo e orgânico produzido, bem como outras pessoas que o adquirem, sabendo da procedência.
Hilário destaca que este ano, com a ajuda da Epagri, está sendo construído um “silo ecológico” que conserva o milho a vento, através de um exaustor, que faz a conservação da semente sem o uso de produtos, agregando mais qualidade ao produto.
A farinha de milho “Tradição Crioula” fabricada pela Associação, estará à venda no estande da ASSO, durante a 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas que acontece nos dias 16, 17 e 18 de março. Também haverá venda de sementes de milho, pipoca e canjica.
deixe seu comentário