Serviço emergencial foi feito com sobras de usinagem dos trabalhos realizados entre Chapecó e Ponte Serrada. Pontos mais críticos foram recuperados, mas ainda há grande quantidade de buracos. Enquanto isso, Dnit ainda não definiu a empresa que fará a manutenção da via. Além de não ter empresa, também não tem orçamento para fazer a recuperação, já que em dois trechos da BR-282 e 158, onde há empresa licitada, a recuperação não ocorre pelo fato do Dnit ainda não ter liberado os recursos
A precariedade das BRs na região Extremo-oeste têm sido alvo constante de reclamações. A BR-163, que começou a ser revitalizada em 2013, mas a obra nunca andou, com certeza é a pior delas. O trecho de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira está precário. O Dnit, responsável pela manutenção da via, licitou a manutenção da rodovia, mas um recurso no processo impediu de definir a empresa vencedora.
A precariedade gerou manifestações da sociedade e uma série de notícias na imprensa regional. A TV GC e o Jornal Gazeta têm abordado e criticado a precariedade da rodovia. Em dois vídeos veiculados em sua página no Facebook, o conteúdo chegou a mais de 80 mil pessoas, com mais de 700 compartilhamentos. Na última edição do Jornal Gazeta, a Rodovia também recebeu atenção com manchete e foto de capa. Isso demonstra o compromisso social do Gazeta e da TV GC, apresentando e defendendo as principais reivindicações de São Miguel do Oeste e região: mostrando, cobrando e fiscalizando
Diante da repercussão negativa, e cobrança de diversos setores da sociedade, o Dnit pediu à empresa responsável pela obra de ampliação da capacidade e revitalização da BR-282 entre Chapecó e Ponte Serrada, para que fizesse alguns reparos pontuais, utilizando a sobra de asfalto da referida obra. Alguns pontos críticos foram recuperados, mas ainda sobraram muitos problemas.
A reportagem do Jornal Gazeta conversou com o engenheiro supervisor do Dnit de Chapecó, Diego Fernando da Silva, o qual falou sobre a situação das rodovias na região.
Empresa indefinida
O engenheiro informou que foi negado o recurso da empresa que havia questionado a licitação para contratação da empresa que fará a manutenção da rodovia. Segundo ele, se não houver outros recursos, a empresa Diferencial Engenharia, de Curitiba, fará a recuperação. Ainda não está confirmada. Além de não ter uma empresa definida, também não há sinalização do orçamento para a obra do Dnit Nacional. Ou seja, ainda não foram confirmados os recursos para o serviço.
Multa de R$ 5 milhões
Sobre a revitalização da BR-163, o supervisor do Dnit informou que o contrato ainda não foi rescindido com a Sulcatarinense. Segundo ele, o Dnit notificou a empresa em R$ 5 milhões e aguarda a defesa da empreiteira. Uma decisão da Justiça Federal ordenou que o órgão retome a obra em 90 dias ou lance um novo edital de licitação. O engenheiro acredita que um novo edital seja lançado em março.
Projeto base do contorno viário
Diego Fernando da Silva informou também que o contorno viário, em São Miguel do Oeste, terá o projeto base contemplado juntamente com a obra da BR-163. O projeto base fornece uma noção do que é necessário para executar o projeto.
Sem orçamento
A exemplo da BR-163, ainda não há orçamento disponível para a realização da manutenção da BR-282 do trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste e da BR-158, segundo informado pelo engenheiro. Os trechos foram divididos em dois lotes, as empresas estão definidas, mas o Dnit nacional ainda não liberou os recursos. Conforme Diego da Silva, o pedido foi feito ainda em janeiro, mas não houve sinalização do Dnit em esfera nacional.
Revitalização da BR-282 no Oeste
A obra de ampliação da capacidade e revitalização da BR-282 foi dividida em dois lotes. O Lote 1, com orçamento de R$ 76 milhões e trecho entre Chapecó e Ponte Serrada, a licitação ocorreu normalmente e a obra está em curso desde o ano passado. Já o Lote 2, com orçamento de R$ 158 milhões, e trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste e BR -158, houve problema na licitação e após um ano de disputa judicial, foi definida a empresa Traçado para realizar o serviço. Segundo Diego, a empresa já iniciou em janeiro o serviço de elaboração do projeto técnico e depois partirá para a execução da obra. Conforme o engenheiro, a obra não contempla as travessias urbanas pretendidas por alguns municípios da região, apenas melhorias em trevos como o de acesso a Flor do Sertão e Cunha Porã.
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