O evento foi realizado na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC).
O Sicoob São Miguel participou nos dias 01 e 02 de fevereiro do Workshop de Boas Práticas de Gestão e Governança 2018. O evento foi realizado em Brasília, na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC).
Apresentaram suas práticas, cooperativas de todo o Brasil, que no ciclo 2017/2018 receberam o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, também estiveram presentes representantes das unidades estaduais do Sescoop e profissionais da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Segundo Renato Nobile, superintendente do Sescoop Nacional, é muito importante compartilhar boas práticas realizadas por cooperativas que participam do PDGC, “a reunião de boas práticas mostra diversos exemplos que podem ser aproveitados por qualquer cooperativa. O cooperativismo brasileiro tem um divisor de águas, antes do PDGC e depois do PDGC”, enfatizou.
Jairo Martins, presidente executivo da FNQ, destacou a importância da ética e a inovação para a sustentabilidade das organizações, “Um negócio pode até ser economicamente viável, atender a sociedade e não causar danos ao meio ambiente, mas ser não tiver ética, de nada adianta. A roda não precisa ser reinventada, o que precisamos é reduzir as vaidades, não é pecado copiar as coisas boas. Vivemos em tempos de mudança, de inovações disruptivas, em um modelo de evolução para a transformação e o PDGC vem para eliminar as ilhas de excelência, mas para isso, precisamos ampliar a adesão das cooperativas”, ressaltou.
Sobre o case apresentado pelo Sicoob São Miguel
As profissionais Andreia Moraes e Fabiane Perassoli apresentaram a prática referente à elaboração do Relatório de Gestão e Sustentabilidade do Sicoob São Miguel, com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização multistakeholder, sediada na Holanda, que regula o conjunto de diretrizes internacionais mais utilizadas na atualidade para a elaboração de relatos de sustentabilidade.
Para Andreia, a elaboração do relatório constitui em um importante instrumento de comunicação e gestão, “construído dentro de diretrizes claras, reconhecidas internacionalmente, o relatório é uma ferramenta importante para o Sicoob São Miguel, além de ser um fator de valorização de suas ações e difusão da cultura cooperativista. Ainda, o processo permite conhecer dos pontos de atenção e identificar oportunidades de melhoria”, destaca.
Sobre o PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, a iniciativa é pioneira no mundo e tem se tornado exemplo para outros países; seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
A metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. Mais informações: http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/o-programa.
deixe seu comentário