Segundo o órgão, estrutura está em condições razoáveis para o tráfego de veículos de carga de até 30T. Considerando a possibilidade de aumento de tráfego sobre a Ponte e, pelo fato de ter sido construída bem abaixo do nível da máxima cheia, o Dnit entende que a melhor alternativa é a construção de uma nova estrutura
Paraíso
O Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina informou nesta
segunda-feira que realizou vistorias periódicas na Ponte sobre o Rio
Peperi-Guaçu, divisa Brasil/Argentina, com o objetivo de verificar as condições
de trafegabilidade no local. Em nota técnica, o DNIT/SC conclui que a Ponte
encontra-se em condições razoáveis para tráfego de veículos de carga de até 30
Toneladas de Peso Total Bruto (PBT), conforme testes de cargas realizados em
1992.
De acordo com o Dnit, os técnicos
não registraram nenhum dano estrutural. No entanto, sugerem manutenção e
reforços para garantir segurança. O DNIT/SC considera a possibilidade de
aumento de tráfego sobre a Ponte e, pelo fato de ter sido construída bem abaixo
do nível da máxima cheia, que a melhor alternativa é a construção de uma nova estrutura
ligando os dois países.
A Ponte sobre o Rio Peperi-Guaçu,
liga os municípios de Paraíso (desmembrado de São Miguel do Oeste em 1992) e o
município de San Pedro (província de Missiones – Argentina), na diretriz da
Rodovia Federal BR-282. A construção foi executada através de convênio entre as
municipalidades de São Miguel do Oeste/SC e de San Pedro. O convênio
estabelecia que a infraestrutura e a mesoestrutura seriam construídas pela
Prefeitura de São Miguel do Oeste, com o apoio do Estado de Santa Catarina e a
superestrutura pelo governo de San Pedro, com apoio do Departamento de Vialidad
da Província de Missiones.
As obras da ponte ocorreram em
meados de 1991, tratando-se de uma estrutura em concreto armado, com extensão
total de 72,00 m. Os guarda-corpos metálicos são removíveis, devido a
necessidade de retirada rápida por ocasião das enchentes e os encontros nas
duas margens são em concreto armado.
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