Cursos são resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Senar, Sindicado dos Produtores Rurais e Sebrae
São Miguel do Oeste
Um grupo de 12 pessoas da comunidade de São Pedro, interior de São Miguel do Oeste, realizou na semana passada, o curso de Produção Caseira de Pães e Biscoitos. A capacitação, que teve duração de três dias, foi desenvolvida na própria comunidade. A realização foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato do Produtores Rurais e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
De acordo com o secretário municipal, Renato Romancini, este grupo integra a Associação de Agricultores Nova Esperança, que tem o objetivo de implementar uma panificadora na localidade, incrementando a renda das famílias. As secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria ainda com o Sebrae, também oportunizaram a estes agricultores, o curso Negócio Certo Rural. “É um conjunto de ações estratégicas, que dará maior segurança, profissionalismo e consistência às ações destes empreendedores rurais”, destaca Romancini. “Já ficou definido para este mesmo grupo, a realização de um curso de Confeitaria, no mês de novembro”, complementa.
A instrutora do Senar, Ivanilda Scandolara Klein, disse que no curso da semana passada, os alunos aprenderam a produzir pães variados, cucas, panetones, pão de mel, alfajor e biscoitos. Ela destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, lembrando que estes cursos estão disponíveis há anos, mas dependiam do empenho da municipalidade para a formação das turmas.
Também na semana passada, um curso sobre Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural e de Emissão de Guia de Trânsito Animal, foi oportunizado para um grupo de agricultores da linha Jacutinga do Arroio Veado. O secretário Renato Romancini, lembra que as comunidades interessadas em ter acesso a algum curso, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura.
deixe seu comentário