Hoje, a pequena cooperativa de crédito, sonho de 34 visionários agricultores cresceu, expandiu fronteiras, conquistou seu espaço, e já ultrapassa 65 mil associados. No decorrer desses 28 anos, a cooperativa mudou vidas e conquistou efetivamente a confiança da sociedade
No dia 25 de julho, além da tradicional data do Colono e Motorista, o Sicoob São Miguel comemorou outra data importante: os 28 anos de fundação e atuação marcante nos municípios onde atua. A biografia de sucesso do Sicoob São Miguel, se confunde com a evolução histórica da economia da região Extemo Oeste Catarinense. A cooperativa, foi fundada em 25 de julho de 1989, período em que o cenário econômico brasileiro enfrentava uma difícil crise. Foi neste período, que também surgiu a Cocecrer, hoje conhecida como Sicoob SC, em 9 de dezembro de 1987. Dois anos depois, baseados em exemplos de sucesso como o cooperativismo no município vizinho de Itapiranga, um grupo de 34 agricultores, todos associados na Cooperativa de produção, Cooper São Miguel, assumiram o desafio de formar uma cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste. A primeira área de atuação abrangia os municípios de São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Anchieta e Romelândia.
Hoje, 28 anos depois, a cooperativa conquistou seu espaço nos municípios catarinense: São Miguel do Oeste, Anchieta, Apiúna, São José do Cedro, Ascurra, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Indaial, Joinville / Boa Vista, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Romelândia e nos municípios do Paraná: Bom Jesus do Sul Dionísio Cerqueira – SC / Barracão – PR, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis e Salgado Filho.
OLHOS NO FUTURO
Há 24 anos frente a presidência da maior cooperativa de crédito da região, Edemar Fronchetti, destaca que ao longo dessas duas décadas diversos percalços tiveram que ser superados, dentre eles conquistar a credibilidade e a penetração no mercado. “Saímos do atendimento exclusivo do setor agrícola, para atender a todos os segmentos econômicos. Não é que estamos fazendo o melhor agora, sempre fizemos bem, mas na época éramos reconhecidos somente perante uma categoria”, compara. Mas, embora os números tenham avançado, o presidente defende que o grande diferencial da cooperativa de crédito, é e sempre deverá ser, o atendimento. “É preciso sempre inovar, acompanhar as tendências de mercado, sempre visando melhorar o atendimento ao associado. Afinal, ele não pede nada, só quer ser atendido como gente”, garante.
Hoje, a pequena cooperativa de crédito, sonho de 34 visionários agricultores cresceu, expandiu fronteiras, conquistou seu espaço, e já ultrapassa 65 mil associados. No decorrer desses 28 anos, a cooperativa mudou vidas e conquistou efetivamente a confiança da sociedade. Diferente daquela época, onde a luta por uma identidade própria era um desafio constante, hoje, o Sicoob São Miguel é reconhecido pela trajetória de sucesso traçada até então. Porém, Fronchetti enaltece que é preciso evoluir ainda mais. “Para os próximos anos o objetivo é perenizar a cooperativa. Investir em programas para que a cooperativa se mantenha sempre forte, inovadora, expandir para novas áreas de atuação, de produtos, contar com a intercooperação, e com parceiros”, frisa. Para garantir o crescimento ordenado e equilibrado, o presidente destaca que o trabalho de toda a direção e funcionários é fundamental. É por isso que a cooperativa investe em constantes treinamentos e capacitações. “Não chegamos até aqui sozinhos. Estamos sempre investindo em treinamento e qualificação dos profissionais. Não há pessoa que não goste de ser chamada pelo nome, e ser tratada de maneira exclusiva, e este precisa ser nosso diferencial, sempre”, finaliza.
deixe seu comentário