Home Câmara cobra solução para problemas de abastecimento de água

Câmara cobra solução para problemas de abastecimento de água

Moção de apelo de Odemar Marques (PDT) será entregue ao governador e ao comando da Casan. Vereadores também aprovaram indicações e requerimento de informação

Última atualização: 2017/07/13 9:11:13

São Miguel do Oeste

Odemar Marques cobrou solução para problemas de abastecimento de água Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou nesta semana uma moção de apelo, de autoria do vereador Odemar Marques (PDT), cobrando solução para os problemas de abastecimento de água no município de São Miguel do Oeste. A moção solicita ao governador de Santa Catarina, ao diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento e ao chefe da agência local da Casan que tomem as devidas providências e apliquem os investimentos necessários no setor, a fim de não haver mais falta de água em bairros do município.

Segundo Odemar, nas últimas semanas a população de São Miguel tem novamente enfrentado sérios problemas de abastecimento de água por parte da Casan. “As principais reclamações são de moradores da região do Bairro São Jorge e arredores que têm enfrentado diariamente interrupção do abastecimento e falta de água. É preciso que as autoridades responsáveis tomem as providências cabíveis e que se apliquem os investimentos necessários para sanar a problemática que se arrasta pelas últimas décadas. É de extrema necessidade a construção da adutora que ampliará a captação e aproveitamento da água do poço profundo, bem como que se busquem alternativas para ampliação na produção e distribuição pela agência local”, justifica Odemar Marques.

A moção foi subscrita pelos vereadores do Cláudio Barp, Gilberto Berté e Cássio da Silva (PMDB), Elias Araújo, Everaldo Di Berti e Vagner dos Passos (PSD), Carlos Grassi (PP), José Giovenardi e Milton Annoni (PR), Vanirto Conrad (PDT) e Maria Tereza Capra (PT).

NOMES DE ÁRVORES

Cássio da Silva (PMDB) apresentou uma indicação solicitando a instalação de placas com identificação do nome científico, nome popular e país de origem nas árvores existentes nas praças Walnir Bottaro Daniel e Belarmino Annoni. O vereador justifica que a colocação das placas é importante para que os munícipes conheçam as espécies plantadas, a fim de “contribuir para a construção do conhecimento para estudantes e população em geral”. O pedido será encaminhado ao secretário de Agricultura Renato Romancini.

PLACAS EM CANTEIROS

Maria Tereza Capra (PT) apresentou requerimento de informação solicitando ao prefeito qual o fundamento legal para cessão dos espaços públicos (canteiros e rótulas) para a publicidade de empresas particulares e depósito de equipamentos como transformadores e outros; qual o critério de seleção das empresas beneficiadas com a cessão; quais as ações promovidas pela Prefeitura na fiscalização do cumprimento do Código de Posturas e Código Tributário, em relação ao pagamento das taxas de ocupação dos espaços públicos com propaganda, mesas, cadeiras, bancas e outros. O requerimento foi aprovado por maioria, com votos contrários de Everaldo Di Berti, Elias Araújo, Vagner Passos e Cássio da Silva.

REDUTOR DE VELOCIDADE, PONTILHÃO E CANTEIRO

Carlos Grassi (PP) indicou à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar redutor de velocidade na Rua Jurema Schaker, nas proximidades do salão comunitário do Bairro São Sebastião. Conforme Grassi, a sugestão visa atender os moradores que transitam por aquela via, que dá acesso à igreja, à escola, ao campo de futebol, ao centro comunitário, à Linha Jacutinga do Veado e à Linha Juvêncio. “A implantação de redutor de velocidade na Rua Jurema Schaker trará uma forma mais segura para os pedestres e veículos que ali trafegam”, justifica o vereador. A indicação será encaminhada ao prefeito, à secretária de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano e ao presidente do Cotrasmo.

Vanirto Conrad (PDT) solicitou o alargamento do pontilhão situado na Linha Waldemar, nas proximidades da propriedade da família Corso. Segundo Vanirto, o pontilhão possui apenas 2,4 metros de largura e 4,5 metros de comprimento, o que inviabiliza a passagem de máquinas agrícolas como colheitadeiras. O vereador lembra também que o pontilhão dá acesso à comunidade de Jacutinga e também ao município de Bandeirante. “O viável seria aumentar em mais três metros na largura, ou seja, 1,5 metro em cada lado, uma vez que já existe as cabeceiras, faltando somente as vigas para posterior alargamento”, explica o autor da indicação. O pedido será encaminhado ao prefeito e ao secretário de Obras.

José Giovenardi (PR) solicitou o reparo no calçamento da Rua Afonso Pena, nas proximidades da creche do Bairro Santa Rita. Giovenardi justifica que o calçamento naquele local está em péssimas condições, o que causa transtorno aos usuários da via.

Odemar Marques cobrou solução para problemas de abastecimento de água Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Cássio da Silva sugeriu instalar placas com nome de árvores nas praças do município
Vanirto Conrad solicitou o alargamento do pontilhão situado na Linha Waldemar. Foto divulgação
José Giovenardi pediu reparos no calçamento da Rua Afonso Pena Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Maria Tereza Capra pediu informações sobre colocação de placas em canteiros Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Carlos Grassi solicitou redutor de velocidade na Rua Jurema Schaker. Foto divulgação

deixe seu comentário

leia também