Home Sem categoria Exposição agropecuária da 9ª Efrait vai valorizar a agricultura familiar
Sem categoria

Exposição agropecuária da 9ª Efrait vai valorizar a agricultura familiar

Com área de 2,4 mil metros quadrados dedicados à agropecuária, objetivo do setor é mesclar a tradição com a tecnologia

Última atualização: 2017/04/04 9:26:46

Faltando menos de um mês para a 9ª Efrait, os preparativos no parque de exposições estão a todo vapor. A feira, que acontece de 28 a 30 de abril, tem como um dos principais destaques a exposição agropecuária, que neste ano busca valorizar a agricultura familiar.

Herwald Trebien, secretário da agricultura, coordena os preparativos no setor e está otimista quanto ao potencial da feira agropecuária. “ A intenção é mesclar a agricultura moderna e tecnológica com a tradição da agricultura familiar”. Dentro deste contexto quase toda estrutura da exposição agropecuária está sendo preparada em madeira para caracterizar o estilo colonial e resgatar os produtos relacionados à região.

Um dos pontos fortes da exposição será resgatar a cultura das pequenas propriedades. “Vamos caracterizar muito a agricultura familiar, com produtores que não estão ligados à suinocultura ou avicultura, mas que vivem com outras atividades. Podemos citar os pescados, panificados, derivados de leite, melado, entre outros”. Além da exposição, as famílias terão oportunidade de comercializar seus produtos.

Outra novidade para esta edição da Efrait são as variedades de sementes que estarão sendo expostas, como espécies de feijão e de arroz. Junto ao setor também ficarão os estandes das instituições ligadas à agropecuária, a exemplo da EPAGRI, COAFI, secretaria da Agricultura entre outras.

Trebien destaca que está confirmada a exposição de bovinos de leite das raças Holandês e Jersey, gado de corte de várias raças com foco especial em reprodutores machos, além de cavalos e ovelhas. “Na parte da suinocultura vamos caracterizar a cadeia produtiva com uma matriz e leitões. Já na avicultura, setor de igual importância para o município não será possível a caracterização por questões sanitárias”, ressalta.

A exposição agropecuária será no espaço da antiga campeira, ao lado dos pavilhões no Complexo Oktober.


deixe seu comentário

leia também