O que você procura?

Home Definidos os vencedores da Trigésima quinta edição do concurso oratória nas escolas da JCI

Definidos os vencedores da Trigésima quinta edição do concurso oratória nas escolas da JCI

A edição deste ano contemplou o tema “Educação Financeira”

ASCOM

Última atualização: 2023/06/22 7:48:49

Na última quarta, 21, foi realizada a etapa municipal do concurso de oratória nas escolas, organizado pela JCI no auditório da Unoesc, com a presença de professores, familiares, jurados e membros da entidade. A edição deste ano contemplou o tema “Educação Financeira”.
Participaram da capacitação alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de São Miguel do Oeste, que apresentaram seus discursos ao público e aos jurados. Cada escola fez a sua seletiva interna que garantiu a vaga para grande final. Os jurados atribuíram notas a performance completa dos participantes, incluindo entonação, gesticulação, expressão facial e corporal.

No ensino fundamental, ficaram classificadas, respectivamente: Aline Regina Vicenzi, aluna da EEB Alberico Azevedo com o primeiro lugar e na sequência Camily de Oliveira Domingues, aluna do EMEIEF Juscelino K. De Oliveira e Maiara Siviero Herbert, do EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva.

No ensino médio, ficaram classificado em primeiro lugar, Bianca Camili Kuhn, do Colégio La Salle Peperi, e na sequencia Eduardo Rosanelli, do EEB Doutor Guilherme José Missen e Luiza Cristina Wingertt, EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
Conforme a vencedora da categoria do ensino médio, Bianca Camili Kuhn, que estuda oratória há 6 anos, ela já consegue notar a mudança que o estudo promoveu em sua vida. “Vai desde levantar a mão ao responder uma pergunta na sala até a apresentar um trabalho maior’’, destaca.

Conforme a presidente do JCI, Paula Pires, é um orgulho saber que um projeto nasceu em São Miguel do Oeste atinge proporções nacionais “É um projeto migueloestino, idealizado pelos membros da JCI, que agora chega a nível nacional. Nosso objetivo é, além de formar esses alunos, contribuir para um desenvolvimento pessoal e profissional. Esse é o legado que deixamos, despertar o senso crítico nos alunos”, comenta.

A jovem, que compete desde 2020, ano o qual foi ganhadora também, comenta sobre a diferença do concurso com o passar dos anos. “Percebo muita evolução no desenvolvimento da capacitação, tendo em vista que agora a JCI disponibiliza cursos preparatórios a fim de dar mais paridade na competição, é um projeto muito interessante’’, conta.

Aline Regina Vicenzi, ganhadora da modalidade do ensino fundamental, participou da edição passada do concurso e ficou em terceiro lugar.
As vencedoras agora devem treinar para a etapa estadual do concurso, que ocorrerá na Assembleia Legislativa em Florianópolis.

Escola S participa da final do Concurso “Oratória na Escola” da JCI

A estudante Milena Fachin Martins Pinto, que representou a Escola S na competição pela segunda vez e destacou a importância do concurso e o tema abordado. “Muitos estudantes se dedicam todos os anos para participar deste concurso, como forma de evolução pessoal e profissional. A oratória é muito importante e o tema deste ano, Educação Financeira, é muito relevante, pois ajuda os jovens a entenderem a importância do planejamento financeiro. Saber como lidar com o dinheiro é complicado e temos muito a aprender. A JCI está de parabéns pela escolha do tema, foram momentos de muita conscientização para os jovens, além de que a oratória é para vida. Eu não tinha muito conhecimento sobre o tema, então precisei pesquisar muito. Foi um tema difícil, mas trouxe muitos aprendizados”, comenta Milena.

deixe seu comentário

leia também