O que você procura?

Home Empresas associadas ao Sinduscon recebem certificação de segurança do SESI

Empresas associadas ao Sinduscon recebem certificação de segurança do SESI

Programa Obra Mais Segura foca na capacitação para saúde e segurança do trabalho

ASCOM

Última atualização: 2024/04/10 1:49:07

Diretoria e associados do Sinduscon Extremo-oeste se reuniram na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Fiesc em São Miguel do Oeste, para a reunião ordinária do mês de abril, oportunidade em que duas empresas associadas receberam a certificação do programa “Obra Mais Segura” do SESI.

Receberam as placas simbólicas as construtoras Conak e Macodesc, ambas de São Miguel do Oeste, certificadas em duas obras cada. O selo do programa também estará disponível para uso das empresas, inclusive como meio de divulgação em suas obras.

O Programa Obra Mais Segura tem foco na capacitação e auxilio, através de monitoramento aos Agentes SOMAS, pessoas escolhidas pela empresa que, junto com o SESI, identificam riscos e realizaram adequações necessárias nas obras.

O trabalho envolve engenheiro do trabalho e técnico em segurança do trabalho do SESI e assegura as empresas suporte legal baseado na legislação perante uma fiscalização, baseada nos quesitos de saúde e segurança. O programa visa também a redução de acidentes, pois auxilia que a obra tenha todos os itens de saúde e segurança em dia, quesito verificado em todas as visitas realizadas pelos profissionais do SESI, junto com o Agente SOMAS.

Quando a obra recebe a certificação significa que ela atendeu e fez todas as melhorias propostas para que aquele ambiente se tornasse um local seguro para a execução das atividades. “Após três meses evidenciando as melhorias e, mesmo após o recebimento do selo, é dado sequência nos monitoramentos, pois caso não ocorra essa sequência ou não se mantenha os itens der segurança em dia, a empresa pode perder o selo. O SESI junto na obra auxilia para que todos os itens de segurança exigidos sejam seguidos e isso evita que a empresa sofra multas, embargos e fiscalizações”, explica a coordenadora de Saúde e Segurança do SESI SENAI, Fabiane Southier.

“Ainda a empresa é vista perante a sociedade como uma empresa que se preocupa com seu trabalhador, pois o selo é exposto em frente a obra, evidenciando que ali o trabalho acontece de forma segura”, complementa Fabiane.

No encontro, o presidente do Sinduscon Extremo-oeste, Cleonor Mahl, enalteceu a importância do programa para a saúde e segurança do trabalho das empresas associadas e informou que outras obras participam atualmente do programa e também podem receber a certificação.

No decorrer da reunião, o presidente ainda mediou o debate sobre a participação de associados ao Sinduscon na FEICON 2024, realizada na última semana em São Paulo e que é referência em construção civil, engenharia e arquitetura na América Latina. O Sinduscon incentiva a participação de associados em eventos que promovam o crescimento e busca de novas tecnologias para o segmento.

Na pauta ainda esteve as ações e marketing para valorização da construção civil e do mercado de obras e empreendimentos na região, participação em novos eventos e apoio ao Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho do Sinduscon, que se reúne nesta quinta-feira (11), no SENAI São Miguel do Oeste, para debater ações da área junto aos associados, focando neste momento na adequação às normas por parte das empresas terceirizadas que prestam serviços as construtoras locais.

 

deixe seu comentário

leia também