O evento, alusivo ao Dia da Indústria e aniversário da FIESC, celebrados no dia 25 de maio, proporcionou aos participantes valiosos aprendizados sobre as melhores práticas e orientações jurídicas para a gestão de terceiros no ambiente de trabalho.
Fonte: Ascom
Última atualização: 2024/05/22 4:37:07A Semana da Indústria, promovida pela FIESC, começou com um importante evento em São Miguel do Oeste: o Workshop de Gestão de Terceiros – SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Realizado nesta terça-feira (21), o workshop contou com a participação dos palestrantes Lucas Bergmann, engenheiro de segurança do SESI-SC, e Guilherme Nardi Neto, assessor jurídico do SINDUSCON. O evento, alusivo ao Dia da Indústria e aniversário da FIESC, celebrados no dia 25 de maio, proporcionou aos participantes valiosos aprendizados sobre as melhores práticas e orientações jurídicas para a gestão de terceiros no ambiente de trabalho.
Durante a abertura, o vice-presidente da regional da FIESC, Astor Kist, destacou a relevância da indústria na economia do país e do Estado. “A indústria em Santa Catarina representa em torno de 30% do PIB, ou seja, 30% de toda a arrecadação vem da indústria e isso gera um ciclo que fomenta o comércio e a prestação de serviço e faz com que realmente a máquina, como um todo, gire”, salienta Kist.
A palestra iniciou com a abordagem do advogado Guilherme Nardi Neto, que tratou dos aspectos jurídicos relacionados à gestão de terceiros. Ele destacou as orientações jurídicas essenciais para prestadores de serviços terceirizados, explicando a evolução das leis de terceirização no Brasil e a importância da segurança jurídica nos contratos. Durante sua fala, o advogado explicou o que é a terceirização, trazendo um retrospecto histórico antes e depois da lei de 2017, além de informações sobre segurança jurídica. Nardi Neto detalhou os principais elementos que precisam constar em um contrato, o que um prestador de serviço não pode deixar de fazer para garantir segurança jurídica no seu negócio e os riscos envolvidos tanto para os tomadores de serviço quanto para os prestadores. Ele enfatizou a necessidade de contratos bem elaborados para mitigar esses riscos.
Lucas Bergmann destacou os principais desafios enfrentados na gestão de terceiros, enfatizando a importância de uma abordagem técnica e jurídica equilibrada. Ele apresentou um olhar voltado tanto para a contratante quanto para a contratada, focando nas normas de segurança necessárias para a realização dos trabalhos. Bergmann ressaltou a necessidade de uma gestão cuidadosa e contínua para garantir a segurança dos trabalhadores, tanto no canteiro de obras quanto na indústria. “Olhando para um aspecto de gestão desses terceiros no dia a dia, é preciso garantir a segurança dos trabalhadores que estarão realizando seus trabalhos como terceiros ou aqueles relacionados às atividades,” acrescentou.
Para implementar de forma eficaz as práticas de saúde e segurança do trabalho apresentadas durante o workshop, Lucas Bergmann sugeriu um diagnóstico inicial. “Em primeiro lugar, a empresa precisa fazer um diagnóstico de como está hoje, para entender, numa escada de evolução e crescimento, onde ela tem que chegar e quais passos deve seguir,” explicou. Ele destacou um processo estruturado que envolve desde a identificação das necessidades de terceirização até a execução e acompanhamento das atividades terceirizadas, sempre seguindo um ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Controlar, Agir). “Após fazer o acompanhamento, é preciso verificar se o terceiro está realizando as atividades conforme as normas, se está atingindo as metas e as avaliações propostas dentro do processo, criando um modelo de PDCA onde estará sempre no ciclo de avaliar, executar e acompanhar, dentro da gestão de segurança,” completou.
O Workshop de Gestão de Terceiros – SST foi um sucesso, proporcionando aos participantes insights valiosos e práticos sobre a gestão de segurança e os aspectos jurídicos essenciais na terceirização de serviços. A Semana da Indústria continua com uma programação rica e diversificada, promovendo o fortalecimento e a inovação no setor industrial catarinense. Nesta quarta-feira (22), será realizado um Intercâmbio Empresarial na Indústria Dipães, em Paraíso. Na quinta-feira (23), haverá um Workshop Empresarial do Setor Moveleiro em São José do Cedro. O calendário segue no dia 5 de junho com o evento InnovaMaq, no SENAI em São Miguel do Oeste. Todos os interessados estão convidados a participarem e aproveitarem estas oportunidades para aprimorar conhecimentos e fortalecer a indústria local.
deixe seu comentário