O fenômeno ocorre após intensas instabilidades associadas à uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país; uma pessoa se feriu
Fonte: O Globo
Última atualização: 2024/06/16 4:54:14As fortes chuvas registradas na noite deste sábado (15), na cidade de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, resultaram em uma microexplosão, de acordo com informações da Defesa Civil do estado. O fenômeno ocorre após intensas instabilidades associadas à uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país. O temporal deixou casas destruídas e uma pessoa ferida.
A Defesa Civil estadual deslocou uma equipe até a cidade no início da madrugada de domingo para apoiar a administração municipal. De acordo com o levantamento da prefeitura, cerca de 1.200 residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais foram destelhados por ventos fortes e queda de granizo. Estima-se que mais de 12 mil pessoas foram afetadas.
Uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar lonas em sua residência. Seu estado de saúde não foi informado.
A microexplosão trata-se de um fenômeno que pode ocorrer quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na sua base. Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela “despeja” toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, geralmente sendo acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150km por hora.
A RGE informou que 3,2 mil pessoas estão sem luz no município na manhã deste domingo.
deixe seu comentário