Home Segurança Pública de SC reforça ações preventivas em dia de show internacional em Florianópolis

Segurança Pública de SC reforça ações preventivas em dia de show internacional em Florianópolis

São com essas premissas já presentes no Estado que as Forças de Segurança de Santa Catarina também planejam a atuação em Florianópolis para o dia 19 de outubro, quando haverá o show internacional do cantor Paul McCartney, no Estádio da Ressacada, no Sul da Ilha

Fonte: 4º Batalhão da PMSC

Última atualização: 2024/09/25 1:30:26

A segurança e a proteção das pessoas. São com essas premissas já presentes no Estado que as Forças de Segurança de Santa Catarina também planejam a atuação em Florianópolis para o dia 19 de outubro, quando haverá o show internacional do cantor Paul McCartney, no Estádio da Ressacada, no Sul da Ilha.

Nesta quarta-feira, 25, na sede da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP), na Capital, foram antecipadas algumas das ações previstas na segurança pública para a população, neste dia, em razão do grande número de pessoas que deverá se concentrar na região do Estádio e na própria cidade. Participaram a SSP-SC, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Científica, o Ministério Público de Santa Catarina, o Procon de SC, a PRF e as secretarias de Segurança e de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, entre outros órgãos e a empresa responsável pela organização.

Reforço no policiamento ostensivo nos arredores do estádio e em vias próximas, delegacia móvel para o registro de ocorrências e uma central de plantão policial no aeroporto serão algumas das principais medidas, além de viaturas, ambulância e caminhão de combate a incêndio para eventuais atendimentos.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) designado, coronel Flávio Graff, ressalta que a condição de o Estado estar sendo apontado constantemente como o mais seguro do país reflete pela escolha de um evento internacional deste porte ser realizado em Santa Catarina. Desta forma, fica ainda mais sobressalente a necessidade do contínuo aperfeiçoamento e manutenção da excelência dos serviços prestados pelas forças de Segurança Pública de SC.

“Como sempre ressalta o nosso governador Jorginho Mello, precisamos trabalhar bem e para as pessoas. Temos uma grande responsabilidade, Florianópolis é a capital mais segura, Santa Catarina é o estado mais seguro e temos a convicção de que nossas Forças de Segurança estarão oferecendo o melhor de si”, afirmou o secretário.

Vistoria

A Gerência de Fiscalização da Polícia Civil de SC fará vistoria no local antes do evento, certificando-se que o show possui todas as autorizações necessárias para a sua realização com segurança.

Uma delegacia móvel será instalada pela Polícia Civil no entorno do estádio, com policiais que poderão registrar ocorrências, prestar informações ao cidadãos e atender ocorrências locais.

Haverá das 8h do dia 19 de outubro até as 8h do dia 20 de outubro a instalação de uma central de plantão policial da Polícia Civil no aeroporto Internacional de Florianópolis para atender exclusivamente eventuais ocorrências policiais na cobertura do show.

A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil estará no local, com policiais e equipamentos de intervenção tática em caso de necessidade de intervenção complexa. Também atuarão policiais civis a paisana no interior do estádio, somando esforços com outros agentes de segurança para garantir a tranquilidade do evento.

Policiamento

Uma recomendação da Polícia Militar de SC para evitar filas é chegar com antecedência, pois os portões serão abertos às 17h30. A corporação atuará em três turnos com mais de 400 policiais militares.

A PM contará com policiamento a partir do começo da manhã para evitar instalação de flanelinhas e/ou ambulantes que possam atrapalhar o bom andamento da operação, realizará a segurança ostensiva nos arredores do estádio e à noite no escoamento total de veículos, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e saída de veículos do local.

A PMSC trabalhará com policiamento ostensivo a pé, em cavalos, em viaturas e motocicletas e também fará policiamento nas rodovias estaduais próximas.

Haverá um Posto de Comando na área externa ao evento, próximo da entrada do Portão 2 e bilheteria, podendo ser acessado por qualquer pessoa que necessite do apoio da Polícia Militar e policiais estarão em todas as vias públicas dos arredores do evento.

Também atuarão 45 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de SC disponíveis em sete quartéis. A corporação terá no local ambulância e caminhão de combate a incêndio.

Bolsões de estacionamento

A recomendação da Polícia Militar é que o público dê preferência ao transporte coletivo, pois haverá bolsões de estacionamento de automóveis e/ou motocicletas na Via Expressa Sul mediante compra antecipada, sendo que a partir deste local, ônibus levarão as pessoas diretamente ao evento. Nas proximidades do evento, haverá estacionamento particular a ser utilizado, contudo, com vagas restritas e diminutas.

A PMSC fará a segurança dos locais e alerta à população que não aceite oferta de vagas em via pública de flanelinhas. Em havendo ameaças ou constrangimentos, acione imediatamente a PMSC. A saída do local, mesmo havendo todo esforço para melhor atendimento ao público, inevitavelmente contará com filas.

O promotor de Justiça do Ministério Público, Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, apontou como importante a atuação e mobilização preventiva das forças de Segurança e demais órgãos na união de forças em prol das pessoas, da mobilidade e para se evitar eventuais problemas.

Também estiveram presentes nesta quarta-feira na SSP-SC o tenente-coronel André Rodrigo Serafin, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar; o gerente de Fiscalização de Jogos, Diversões Pública e Produtos Controlados da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Gustavo Kremer; o comandante da 1ª Região do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Júnior; o superintendente regional da Polícia Científica de SC em Florianópolis, perito Cassiano Mozar Fachinello Bremme; o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Wilson Paulo Mendonça Neto; a diretora do Procon de Santa Catarina, delegada Michele Alves Correa Rebelo; o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, entre outras autoridades e convidados.

DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA MILITAR DE SC:

  • Não deixe objetos de valor em seus veículos estacionados em via pública;
  • Dê preferência aos estacionamentos que possuam segurança (bolsões, aeroporto e demais), para manter a segurança de seu veículo e patrimônio;
  • Se for beber, não dirija;
  • Qualquer dificuldade ou problema com flanelinhas, ambulantes ou alguma demanda de quebra da ordem pública, acione a Polícia Militar, pessoalmente, ou ainda, pelo número telefônico 190, ou pelo aplicativo PMSC Cidadão;
  • Deixe sempre aparelho de telefone celular seguro, e que não esteja exposto e de forma aparente, para evitar furto deste aparelho;
  • Se for estacionar em via pública, dê preferência a locais iluminados;
  • Quando trancar o veículo em via pública, certifique-se de que a porta está devidamente trancada, pois há aparelhos eletrônicos (“chapolins”) que conseguem cortar o trancamento das portas a distância, sempre confira diretamente na maçaneta da porta do veículo.

deixe seu comentário

leia também

leia também